PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: VANILLE VALERIO BARBOSA PESSOA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANILLE VALERIO BARBOSA PESSOA
DATA: 29/03/2023
LOCAL: Auditório Humberto Nóbrega - CCS - HIBRIDA
TÍTULO: SAINDO DA LINHA: A EXPERIÊNCIA TEIKER NA CAMINHADA DE CURVAS DO CUIDADO PARA PESSOA COM OBESIDADE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Obesidade; Cuidado; Atenção Primária à Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: O corpo pode ser entendido como um objeto privilegiado para a comunicação entre o biológico, o individual e o sociocultural, e também como o cordão umbilical com o social que pertence ao mundo do visível e sensível. Quando se escolhe dialogar sobre obesidade, decidese também a narrativa que será utilizada para discorrer sobre o tema. Esta tese pretende conversar e produzir reflexões sobre uma obesidade que tem corpo, que existe para além de classificação de risco e que, portanto, demanda e anseia por cuidado. Expõem-se aqui o desafio de trabalhar em um universo cuja hegemonia é biomédica, compreendendo que o corpo social condiciona o modo como o corpo físico é percebido. Tem por objetivo reunir elementos que promovam reflexão sobre a ideia de curvas de cuidado para pessoas que convivem com obesidade no âmbito da atenção primária à saúde por meio da experiência Teiker. Faz-se uso da pesquisa participante, caracterizada pelo envolvimento e identificação do pesquisador com as pessoas investigadas e o percurso metodológico utiliza-se da narrativa autobiográfica, onde o autor e o espectador estão reunidos na mesma figura. Esta pesquisa teve origem nas inquietações em relação a obesidade durante uma vida inteira e foi viabilizado pelo Edital CNPq/MS/SAS/DAB/CGAN Nº 26/2018 lançado pelo Ministério da Saúde e chamado de “Enfrentamento e Controle da Obesidade no âmbito do SUS”. Com o aprofundamento nos conteúdos e reflexões acerca da pessoa que convive com a obesidade, a proposta ficou “Projeto de Pesquisa, Extensão e Formação no Cuidado da pessoa com Obesidade no âmbito da Atenção Básica no Estado da Paraíba” ou simplesmente Teiker. O material obtido e vivenciado nessa pesquisa, diz respeito ao processo de construção da plataforma Teiker e aos encontros ocorridos nos Festivais Teiker. Ainda foi feito uso da autoetnografia que se configura como a problematização das resistências entre o “eu” (auto) e o coletivo (etno) no ato de escrever (grafia). Dentro da abordagem autoetnográfica pode ser acrescido o caráter performático, compreendendo que o ser humano é homo-performers (está sempre performando em suas práticas, crenças, identidades, na relação junto aos outros), percebendo a necessidade de superar um processo apenas informativo para um outro performático, que chama atenção para a ação e a transformação. A organização dos resultados desta tese não se configurou como algo simples de fazer. Os achados e impressões foram divididos em curvas: caracterização dos profissionais e gestores de saúde que passaram pelo processo de (trans) formação Teiker; artigo 1 produzido descrevendo a união da educação popular com a gamificação na construção de uma plataforma virtual de capacitação de gestores e profissionais da APS; artigo 2 falando sobre abordagem não estigmatizante da obesidade na capacitação de profissionais de saúde; e artigo produzido em primeira pessoa apresentando o Teiker como resultado que proporcionou a construção de narrativas outras sobre o cuidado da pessoa com obesidade, no qual a pesquisadora fez parte como personagem viva do processo. O cuidar se desenvolve entre pessoas através de uma experiência relacional que engloba responsabilidades e compromisso para o eu e o outro. A proposta aqui foi pensar estratégias de decolonização e pluralismo no/do fazer científico.
Externo à Instituição - LÍGIA AMPARO DA SILVA SANTOS
Externo ao Programa - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ