PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: ANA PAULA DE SOUZA CRUZ MENDONÇA

DISCENTE: ANA PAULA DE SOUZA CRUZ MENDONÇA
DATA: 27/04/2023
LOCAL: https://meet.google.com/qbr-oitc-krr
TÍTULO: PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: adaptações, insegurança alimentar e consumo de alimentos dos estudantes de uma cidade do interior do nordeste brasileiro
PALAVRAS-CHAVES: Alimentação escolar, Insegurança alimentar, Consumo de alimentos, Adolescentes, Covid-19.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um dos maiores e mais abrangentes programas de atendimento universal de escolares e de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) do mundo, além de buscar manutenção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) dos estudantes da rede pública de ensino. A Insegurança Alimentar e Nutricional (InSAN) é um fenômeno multivariado, que envolve a disponibilidade, o acesso, o consumo e a utilização biológica dos alimentos, e pode apresentar relação com o consumo alimentar de adolescentes. OBJETIVOS: analisar a execução do PNAE durante a pandemia da Covid-19 e o perfil de insegurança alimentar das famílias e sua associação com a frequência de consumo alimentar dos escolares no retorno às atividades presenciais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte da cidade de Santa Cruz. METODOLOGIA: o presente trabalho possui metodologia qualitativa e quantitativa. Quanto à metodologia qualitativa, trata-se de uma pesquisa documental realizada a partir da sistematização das legislações, resoluções e documentos sobre as adaptações realizadas pelo PNAE durante a pandemia da covid-19. No tocante à pesquisa quantitativa, trata-se de um estudo observacional de delineamento transversal. A Insegurança Alimentar foi mensurada pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) de 14 perguntas e o consumo alimentar dos adolescentes pelo Questionário de Frequência Alimentar do Adolescente adaptado de Voci (2006). RESULTADOS: os baixos recursos destinados ao PNAE durante a pandemia da covid-19 provocaram a redução do número de alunos atendidos pelo programa, além de prejudicar a garantia da oferta permanente de alimentos in natura e a compra de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar, porém, mesmo diante das dificuldades o programa conseguiu alcançar às famílias em situação de vulnerabilidade social. Com relação a insegurança alimentar (IA) e o consumo de alimentos dos adolescentes, percebe-se que alimentos como feijão, leite e derivados, embutidos, lanches e fast food apresentaram maiores escores médios de consumo nas famílias em situação de IA moderada e grave, enquanto que alimentos como frutas, legumes, verduras, tubérculos, carnes, ovos, biscoitos, bebidas e doces possuem maiores escores médios em famílias em situação de segurança alimentar. E alimentos como arroz e carboidratos simples têm maiores escores nas famílias em IA leve. CONCLUSÃO: as adaptações realizadas na execução do PNAE durante o período da pandemia foram importantes para garantia do acesso à alimentação dos estudantes em situação de vulnerabilidade social, porém os baixos investimentos impediram o programa de garantir de forma mais satisfatória a manutenção SAN deste público. O que pode, por sua vez, pode ter afetado o consumo de determinados grupos de alimentos, visto que situação de insegurança alimentar pode influenciar o consumo de alimentos dos adolescentes.
Externo à Instituição - FERNANDA CRISTINA DE LIMA PINTO TAVARES
Presidente - 043.754.484-23 - POLIANA DE ARAÚJO PALMEIRA - UFPB