PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216/7058

Notícias


Banca de DEFESA: VICTOR AUGUSTO MATHIAS DORAND

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR AUGUSTO MATHIAS DORAND
DATA: 27/04/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório (Enfermagem - Nutrição) Anexo da Pós-graduação em Ciências da Nutrição
TÍTULO: EFEITO DO JEJUM INTERMITENTE ASSOCIADO AO TREINAMENTO AERÓBICO SOBRE A SAÚDE E O DESEMPENHO FÍSICO DE RATOS WISTAR
PALAVRAS-CHAVES: dano muscular; desempenho; exercício; jejum com alimentação com tempo restrito; resistência à insulina; malondialdeído.
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: O jejum intermitente (JI) é caracterizado pela abstinência da ingestão de alimentos, cuja duração varia de acordo com o protocolo, sendo o protocolo de alimentação com tempo restrito um dos mais populares. Os efeitos desta intervenção ainda são contraditórios e a maioria dos estudos com o JI focam no tratamento ou prevenção de doenças crônicas, ou seja, são escassos em indivíduos saudáveis seja associado ou não à prática de exercícios. Considerando os aspectos abordados, objetivou-se avaliar parâmetros relacionados ao desempenho físico, parâmetros metabólicos e oxidativos de ratos Wistar submetidos ao JI associado ou não ao treinamento aeróbico. Foram utilizados 40 ratos Wistar saudáveis, com ± 140 dias, que foram randomizados em quatro grupos: controles sedentários (CS) e treinado (CT); e os submetidos ao jejum sedentário (JS) e treinado (JT). Os grupos JS e JT foram submetidos ao protocolo de jejum com tempo restrito (15 h em jejum e 9 h alimentados) durante 4 semanas. Concomitantemente, os grupos treinados realizaram corrida em esteira, 5 vezes na semana, com duração de 30 min cada sessão. Foram realizados testes de performance no início e ao final do protocolo de exercícios. Ao final do experimento foram avaliados parâmetros somáticos, o consumo alimentar, a histologia muscular, além do perfil lipídico, insulina, leptina, alfa glicoproteína ácida, proteína C-reativa (PCR), marcadores de dano muscular e oxidativos. JT apresentou perda de peso corporal (-16g ± 6,12g), e menores massa magra (22,49%), LDL (43%), HOMA-IR (29%) e LDH (48%), bem como maior MDA (53%) e CAT (75%) em comparação com CT. O JT também apresentou menor tolerância à glicose e à insulina quando comparado ao CT. Alfaglicoproteína ácida e creatinoquinase foram semelhantes entre os grupos, contudo os grupos treinados apresentaram menor PCR comparado ao controle. No teste de desempenho, não houve diferença entre CT e JT e ambos os grupos tiveram uma melhora significativa no teste de desempenho realizado ao final do experimento. Houve diminuição do tamanho dos sarcômeros com áreas de perda de tecido e processos inflamatórios nos músculos sóleo e extensor longo dos dedos em JT e JS. Esses resultados demostram que o JI associado ao exercício aeróbico apresentam resultados negativos quanto a composição corporal, histologia muscular e marcadores oxidativos, mas sem alterar o desempenho físico no tempo de experimento.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3042074 - ADRIANO FRANCISCO ALVES
Interno - 2338179 - ALEXANDRE SERGIO SILVA
Presidente - 1553557 - JAILANE DE SOUZA AQUINO