PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JITANA SARA DA CUNHA CARDINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JITANA SARA DA CUNHA CARDINS
DATA: 28/08/2014
HORA: 14:00
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: A cultura do faça você mesmo como princípio da cibercultura e a crítica da inversão da lógica da indústria cultural
PALAVRAS-CHAVES: Cibercultura. Faça você mesmo. Internet. Participação
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Com o surgimento da internet, principal ambiente da cibercultura, começamos a observar uma liberdade de criação realizada por amadores ganhar um espaço e uma visibilidade que chamam a atenção dos estudiosos. Para realizar esta pesquisa, utilizamos como fundamentação teórica conhecimentos acerca de cultura, sub e contra cultura, indústria cultural e os estudos sobre cibercultura, cultura da participação e do compartilhamento. Diante disso, observamos o surgimento de uma cultura do faça você mesmo, que teve suas primeiras manifestações nas mãos dos hackers e cientistas, que exploraram aquele novo espaço e começaram a criar novas possibilidades de uso. Com o tempo essas ações foram ganhando novas configurações, até chegar à internet que conhecemos hoje. O objetivo principal desta dissertação é buscar um entendimento para a atual dimensão da cultura do faça você mesmo na internet, observando todas as suas características aplicadas nos exemplos que mapeamos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos objetivos têm caráter de pesquisa exploratória e explicativa, no sentido de buscar a compreensão desse fenômeno no contexto da Comunicação. Operacionalizamos uma pesquisa bibliográfica acompanhada de levantamento de campo, diretamente na internet, para coletar todos os dados necessários à análise e explicações. Concluímos que a cultura do faça você mesmo configura-se como um princípio básico da cibercultura e percebemos que está havendo uma inversão na lógica da indústria cultural, que antes determinava o que o público iria consumir, e agora busca no público novas formas de obter lucro.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Externo à Instituição - FERNANDO FIRMINO DA SILVA
Presidente - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU