PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: MESSIAS DE BRITO CRUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MESSIAS DE BRITO CRUZ
DATA: 31/07/2019
LOCAL: Auditório PPGF
TÍTULO: Estudo do efeito Casimir com violação de Lorentz do tipo éter
PALAVRAS-CHAVES: Violação de Lorentz, efeito Casimir, campos quânticos, condições de contorno, temperatura finita.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: As teorias de Gravidade Quantica, como a Teoria de Cordas e a Gravidade Quantica em Laco, preveem a possibilidade de uma violacao espontanea da simetria de Lorentz. O interesse na violacao da simetria de Lorentz tem crescido rapidamente nas ultimas decadas, por que poderia constituir uma forma de testar as teorias candidatas para a Gravitacao Quantica. Motivados por modelos de Teoria Quantica de Campos com violacao de Lorentz do tipo eter, analisamos a influencia da postulada violacao de Lorentz sobre o efeito Casimir admitindo que os campos quanticos estao confinados entre duas placas paralelas. Inicialmente, analisamos o efeito Casimir a temperatura nula, atraves de um modelo para campos escalares massivos com violacao de Lorentz do tipo eter. Considerando diferentes condicoes de contorno para o campo escalar nas placas, obtivemos a energia e pressao de Casimir para diferentes escolhas do quadrivetor constante que implementa a anisotropia no espaco-tempo. Em seguida, como uma extensao natural, consideramos os efeitos de temperatura finita. Para cada escolha do quadrivetor, obtivemos a correcao termica da energia de Casimir por unidade de area. Observamos que a violacao da simetria de Lorentz tem uma forte influencia sobre o efeito Casimir escalar, especialmente, quando o quadrivetor constante e ortogonal as placas. Posteriormente, analisamos o efeito Casimir a temperatura nula, atraves de um modelo para campos fermionicos massivos com violacao de Lorentz do tipo eter. Nesse estudo impomos ao campo fermionico a condicao de contorno de sacola do MIT nas placas, considerando diferentes escolhas para o quadrivetor constante, que implementa a anisotropia no espaco-tempo. Para o quadrivetor tipo-tempo observamos que a violacao de Lorentz nao modifica a energia de Casimir. No entanto, para a situacao que o quadrivetor e tipo-espaco, a violacao de Lorentz tem influencia significativa no efeito Casimir fermionico. Obtivemos explicitamente a energia de Casimir por unidade de area para o caso do quadrivetor ortgonal as placas e, consequentemente, a pressao de Casimir. Assim sendo, o efeito Casimir seria um otimo candidato para investigar uma suposta violacao da simetria de Lorentz, bem como testar formalismos candidatos a uma teoria de Gravidade Quantica.
Externo à Instituição - AZADEH MOHAMMADI
Externo à Instituição - DMITRY MELNIKOV