PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: RODRIGO LISBOA DA SILVA

DISCENTE: RODRIGO LISBOA DA SILVA
DATA: 16/07/2020
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Memórias da Banda: Percursos de formação de ex-integrantes
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical; Bandas Marciais; Percursos de Formação Musical.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: As bandas são manifestações musicais e educativas presentes no cotidiano de diversas escolas – geralmente, como atividades extracurriculares. Elas oportunizam o fazer musical através da prática instrumental, podendo encaminhar diversos de seus alunos e ex-alunos a uma futura profissionalização em música. Entretanto, nem todos almejam seguir a música como profissão ou ingressar em um curso de graduação na área. Neste sentido, este é um estudo qualitativo com dez ex-integrantes de bandas marciais da cidade de João Pessoa-PB – cinco sujeitos que continuavam mantendo contato com sua banda, participando eventualmente de apresentações musicais; cinco sujeitos que não participavam mais das atividades de bandas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar as percepções e experiências de ex-integrantes de bandas marciais – que não seguiram estudos superiores ou profissionalizantes nem carreira na área – a respeito de seus percursos de formação musical. Seus objetivos específicos foram assim definidos: discutir a banda marcial como atividade que possibilita acesso à educação musical; identificar as expectativas e motivações que levaram o aluno a entrar em uma banda marcial; analisar as significações subjetivas de sua relação com a música em diferentes momentos de sua vida, especialmente na banda marcial; analisar os possíveis limites das experiências em bandas destacados pelos ex-integrantes. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas narrativas com vistas a conhecer os respectivos percursos de formação musical desses ex-integrantes. Além disso, foi aplicada uma segunda entrevista semiestruturada, como fonte de dados complementares que permitiu focalizar e aprofundar algumas informações reveladas nas entrevistas narrativas. A análise final foi construída através do entrecruzamento dos relatos dos sujeitos em diálogo com os estudos da área da educação, educação musical e psicologia (Logoterapia), apresentados e discutidos nos capítulos de base bibliográfica. Neste sentido, a análise e discussão dos dados abordam questões como: motivações para o ingresso na banda; adoção de testes de seleção baseados em habilidades musicais prévias; práticas musicais; abandono e atuais sentimentos e relações com a música e/ou com as bandas. É discutido como a participação em bandas pode trazer diversas contribuições que fazem parte da memória de seus ex-integrantes até os dias atuais – favorecimento das interações pessoais; formação de laços afetivos e de valores; oportunidade de participar de apresentações e viagens; acesso ao aprendizado musical. No entanto, os sujeitos da pesquisa também apontam alguns limites presentes nas práticas desses grupos – adoção de repertório repetitivo; autoritarismo do regente; indisciplina e rivalidade; despreparo pedagógico; falta de incentivo e investimento. Este estudo pode contribuir na compreensão das bandas como espaços significativos na vida de seus participantes e ainda como importantes contextos para o acesso ao ensino de música e ao desenvolvimento de competências e habilidades não musicais. Contudo, a pesquisa também mostra que muitas das práticas correntes nas bandas precisam ser repensadas, com vistas a favorecer uma educação musical mais democrática, abrangente e, assim, melhor orientada pedagogicamente.
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE RIBEIRO
Presidente - 6336235 - MAURA LUCIA FERNANDES PENNA