PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: IGOR DE TARSO MARACAJÁ BEZERRA

DISCENTE: IGOR DE TARSO MARACAJÁ BEZERRA
DATA: 18/08/2021
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Tecnologias digitais contemporâneas na mediação de práxis de ensino e aprendizagem de música para crianças pequenas via aulas online
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical e Tecnologias; Ensino Remoto Infantil; Pandemia do COVID 19.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo compreender como tecnologias digitais contemporâneas podem ser trabalhadas a partir de uma ação pedagógica que estimule experiências de criação musical em aulas remotas com crianças do 1º ano do ensino fundamental. Para isto, uma pesquisa-ação foi realizada com o intuito de desenvolver um processo investigativo que possibilitaria a contribuição para a prática pedagógica pessoal e para a propagação das reflexões acerca desta experiência através da difusão do conhecimento científico. O campo empírico foi formado por quatro turmas do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola de ensino privado da cidade de João Pessoa – PB, na qual eu atuo como professor de música há cinco anos. As aulas ocorreram de forma remota em pleno isolamento social provocado pela pandemia do COVID-19. Observou-se que apesar da produção crescente na área das tecnologias e educação musical pouco se produziu até então para o público infantil. Através de um levantamento dos textos publicados na revista da ABEM 2020, nos Anais do Congresso da ANPPOM e nos Anais dos Encontros Regionais da ABEM 2020, apenas neste último foram encontrados trabalhos que possuíam temática semelhante à desta pesquisa. Para tanto, foi feito um mapeamento nos Anais dos Encontros Regionais da ABEM 2020, onde foram selecionados textos que possuíam temas aproximados ao desta pesquisa. Esse mapeamento possibilitou traçar um panorama do que a área da Educação Musical produziu a respeito do tema em meio à pandemia. Após análise e categorização dos dados, os resultados obtidos apontaram para uma positiva experiência de aula de música em ambiente virtual, embora além dos pontos positivos e contribuições encontradas, algumas limitações foram observadas. Destaca-se o envolvimento e interesse dos alunos pelos jogos virtuais, utilizados como recurso pedagógico. Além disso, a pesquisa trouxe contribuições de âmbito pedagógico para minha experiência enquanto professor e pode auxiliar colegas que busquem subsidiar suas práticas na pesquisa acadêmica.
Externo à Instituição - ANGELITA BROOK
Presidente - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME