PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
(83) 3216-7592/7592

Notícias


Banca de DEFESA: LAISA RIBEIRO DE SA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAISA RIBEIRO DE SA
DATA: 09/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: PPGMDS
TÍTULO: Nova Arquitetura Utilizando Regras de Combinação Fuzzy para Métodos de Aglomeração Espacial Aplicada à Epidemiologia
PALAVRAS-CHAVES: Métodos de aglomeração espacial. Epidemiologia. Conjuntos Fuzzy. Regra de Votação Fuzzy. Combinação de classificadores.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Engenharia/Tecnologia/Gestão
RESUMO: Na area da saude, principalmente no ambito da epidemiologia, necessita-se de metodos que consigam georreferenciar o evento estudado, ja que esta informacao e primordial para o entendimento do fenomeno e o padrao de distribuicao geografica para o processo de tomada de decisao. Defendendo a ideia que a combinacao dos metodos de aglomeracao espacial com a inclusao das incertezas presentes no processo saude-doenca, produz melhores resultados do que se utilizados individualmente, tornando possivel a obtencao de informacoes mais fidedignas e tomada de decisoes mais precisas. Objetivo: Desenvolver uma nova arquitetura utilizando regras de combinacao fuzzy para metodos de aglomeracao espacial aplicada a epidemiologia. Metodologia: Trata-se de um estudo ecologico, retrospectivo de abordagem quantitativa, o qual utilizou dados do tipo secundario dos casos registrados no Sistema Informacao de Agravo de Notificacao/Dengue (SINAN/Dengue) da Secretaria Estadual de Saude da Paraiba, do ano de 2011 a 2017. Na area da estatistica espacial foi utilizado os seguintes metodos de aglomerados espaciais: Getis e Ord, Estatistica Scan Espacial, Besag e Newell, Estatistica M e Metodo Tango. A nova arquitetura foi testada em tres estudos de casos distintos usando os dados epidemiologicos dos casos de Dengue, que demonstraram a funcionalidade da arquitetura proposta atraves da combinacao dos metodos utilizando diferentes regras de combinacao, alem da comparacao com arquitetura anterior com intuito de apontar melhorias nos resultados. Resultados: O primeiro estudo de caso realizou a combinacao dos metodos atraves da votacao media ponderada, resultando em um mapa do estado onde os municipios foram rotulados em prioritarios, em transicao e nao prioritarios, essas classes foram divididas atraves do valor de saida de cada localidade. O segundo estudo de caso utilizou como combinador as funcoes de agregacao HMax, HMin, HMed, HArit e HcOWA (Funcoes ), classificando os municipios em significativos e nao significativos para ocorrencia do Dengue. No ultimo estudo de caso, foram utilizadas as regras de votacao baseadas em cardinalidade de conjuntos fuzzy, possibilitando tanto a classificacao dos municipios em significativos e nao significativos, quanto a construcao de um mapa que dividiu os municipios em classes de graus de pertinencia. Vale ressaltar, que em todos os casos houve fuzzificacao da informacao. Conclusao: O resultado da combinacao das analises dos aglomerados espaciais, alem de ser um metodo de baixo custo, permitiu a visualizacao da distribuicao espacial da Dengue em todos os municipios da Paraiba, direcionando os gestores para decisoes que respeitem as particularidades de cada local.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337967 - RONEI MARCOS DE MORAES
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA
Interno - 1454201 - RODRIGO PINHEIRO DE TOLEDO VIANNA
Externo ao Programa - 1762965 - RAFAELLA QUEIROGA SOUTO
Externo à Instituição - REGIVAN HUGO NUNES SANTIAGO