PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: MIRIAN MARQUES VIEIRA

DISCENTE: MIRIAN MARQUES VIEIRA
DATA: 02/08/2019
LOCAL: Sala 19 - PPGMDS
TÍTULO: PREVALÊNCIA NA DIFICULDADE À ADESÃO AO TRATAMENTO DIETÉTICO DAS PESSOAS COM DIABETES MELLITUS ATENDIDADS NO AMBULATÓRIO DOS HOSPITAL ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Diabetes Mellitus; Dieta Saudável; Fatores de Risco
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública
RESUMO: O Diabetes Mellitus (DM) e um problema mundial de saude publica que requer um controle permanente em todos os niveis de atencao a saude. E necessaria uma atencao especial as mudancas dieteticas porque se nao forem levadas a serio, repercutirao em consequencias graves para as pessoas com diabetes. Assim, diferentes fatores de risco podem interferir dificultando o cumprimento da dieta e esta problematica pode ocorrer em virtude de: caracteristicas sociodemograficas, culturais, economicas entre outras. Sabe-se que o tratamento do DM se dar atraves da triade: alimentacao balanceada, exercicio fisico e medicacao. A dificuldade na terapeutica relacionada ao fator dietetico implica na perda da qualidade de vida, como tambem em perdas economicas, sociais e ate a morte. Objetivo: analisar os fatores de risco associados na dificuldade a adesao ao tratamento dietetico das pessoas com Diabetes Mellitus atendidas no ambulatorio de um Hospital Escola. Metodologia: trata-se de um estudo metodologico, de carater observacional, descritivo, atraves de metodos quantitativos e qualitativos, com uma amostra de 250 pessoas diabeticas acima de dezoito anos, em que foram analisados todos os tipos de DM, a partir de um questionario estruturado. A analise foi realizada por meio do modelo de regressao logistica para calcular o risco relativo, a partir dos fatores de risco que interferem na adesao ao tratamento dietetico e, consequentemente, o descontrole na glicemia das pessoas com Diabetes Mellitus atendidas no ambulatorio de um Hospital Escola. Resultados: O HULW apresenta acompanhamento para este grupo especifico de pessoas, em que numa amostra de 250 pessoas diabeticas, em que verificou-se a taxa de glicose no sangue (HGT) como variavel Y para observar o controle e descontrole. Neste publico existiam pessoas que fizeram o exame de HGT em jejum (84,3% em descontrole); casual (35,4% em descontrole) e 2h depois das refeicoes (52,8% em descontrole), sendo que 18 pessoas nao aceitaram verificar glicose. Apresentando um descontrole preocupante e associado a fatores de risco que dificultam a adesao ao tratamento principalmente o fator dietetico. Conclusao: Os fatores de risco associados a dificuldade do controle alimentar que prejudicam a glicemia tornam os diabeticos submetidos a consequencias desagradaveis como: descompensacao da glicose, amputacoes, retinopatias, doencas cardiovasculares, doencas renais. Dai faz-se necessario a busca de fatores de risco associados ao tratamento dietetico para ajudar nas decisoes junto aos gestores para minimizarem os fatores encontrados e melhorar a qualidade de vida deste publico.
Presidente - 6329963 - JOZEMAR PEREIRA DOS SANTOS
Interno - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO