PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: INGRID RAFAELLA DOS SANTOS MELO

DISCENTE: INGRID RAFAELLA DOS SANTOS MELO
DATA: 20/02/2020
LOCAL: Sala 21
TÍTULO: ANÁLISE DA PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA TELEVISIVA
PALAVRAS-CHAVES: Publicidade; Alimentos, Televisão, Consumo, Regulamentação.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O presente trabalho objetiva analisar as publicidades televisivas dirigidas à criança e ao adolescente, tendo como base a Resolução de nº 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) – 2014. Para tanto, foi realizada uma análise de peças publicitárias em duas capitais do país, Brasília e João Pessoa, para observar a adequação de acordo com a Lei. Os dados foram fornecidos pelo Projeto Alimentação e Nutrição nas Diferentes Mídias – (PropagaNUT), vinculado à Universidade de Brasília – UnB e pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Para realizar o estudo, foi necessário seguir um percurso metodológico de coleta, onde foi preciso gravar a programação cinco vezes na semana durante o período de janeiro a junho de acordo com um esquema de horário pré-estabelecido. Todas as peças foram gravadas e descritas em um formulário padrão elaborado pelos pesquisadores. Depois da escolha das peças publicitárias, foi feito um detalhamento de todas as informações coletadas e as peças foram classificadas em abusivas ou não. O modelo estatístico Regressão Logística foi utilizado para subsidiar a tomada de decisão de abusividade a partir das características das publicidades observadas. As variáveis que apresentaram significância (p-valor < 0,05) foram: Mascote OR:7,70; Objetivo da publicidade OR:3,45; Foco OR:3,33; Indicação de Gênero OR:3,27; Buyer persona (Quem compra) OR:2,95; Sugere relação com atividade física/ esporte OR:2,55; Como o produto é exposto na publicidade OR:2,50; Personagens humanos OR:2,15; Público (Quem consome o produto) OR: 2,13.Foi verificado também que na capital João Pessoa o quantitativo de publicidades alimentícias veiculadas é bastante superior a capital Brasília. Considerando a importância da comunicação mercadológica para influenciar o consumo da população, como também seu comportamento e hábito alimentar que podem interferir na saúde. É importante construir estratégias analíticas que possibilitem aos profissionais da saúde, comunicação, bem como a sociedade civil organizada participarem e auxiliarem nos mecanismos regulatórios que impeçam a veiculação de publicidades enganosas e/ou abusivas, práticas estas que são proibidas de acordo com a nossa Legislação.
Presidente - 6329963 - JOZEMAR PEREIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - LAIS AMARAL MAIS