PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
(83) 3216-7592/7592

Notícias


Banca de DEFESA: NATASHA SELEIDY RAMOS DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATASHA SELEIDY RAMOS DE MEDEIROS
DATA: 17/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 21
TÍTULO: ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB.
PALAVRAS-CHAVES: Profissionais de Saúde; Pessoas com Deficiência; Atenção Primária à Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde.
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Introdução: A Atenção Primária à Saúde apresenta papel primordial no cuidado integral, designada como centro de comunicação, ordenadora do cuidado e coordenadora da Redes de Atenção à Saúde – RAS. As RAS são dirigidas a diversos públicos, dentre eles à Pessoa com Deficiência, que vislumbra exercer todos os objetivos da Portaria 793 de 24 de abril de 2012. Objetivo: Analisar a atuação dos profissionais de saúde da Atenção Primária na Rede de Cuidados às Pessoas com Deficiência. Considerações Metodológicas: Pesquisa exploratória, descritiva operacionalizada mediante estudo de campo, com abordagem quantitativa. A população (N=801) da referida pesquisa foi composta por profissionais de saúde de nível superior da Atenção Primária - equipes de Saúde da Família (eSF) e Núcleo de Ampliado de Saúde da Família (Nasf-AB) - do município de João Pessoa/PB e a amostra aleatória contou com n=261 participantes. Foi utilizado um instrumento de coleta de dados contendo o Perfil sociodemográfico, seguida de 33 questões distribuídas em domínios: I – Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; II - Percepção sobre a atenção à pessoa com deficiência; III – Acessibilidade; IV - Formação e educação permanente e V - Ações que realizadas. Das 33 questões 29 foram respondidas por meio de escala de Likert com escores entre 1 e 5. Resultados: Quando observa-se a atuação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde por Distrito Sanitário do município de João Pessoa na RCPCD pode-se afirmar que existe diferença significativa ao nível de 5% de confiança entre os Distritos na atuação dos profissionais do Nasf-AB no que diz respeito à percepção dos profissionais acerca da RCPCD; com relação aos processos formativos e promoção da saúde e nas ações de cuidado à pessoa com deficiência e nas ações de prevenção. No que tange à Acessibilidade para pessoas com deficiência não ocorreu diferença significativa entre grupos. Verifica-se que existem entraves no sistema de referência e contrarreferência, bem como limitações nas ações de educação permanente. Os profissionais consideram que existe uma boa coordenação do cuidado à saúde da PCD na APS. Conclusão: É necessário ampliar a articulação da rede, criar ações estratégias para fortalecer a atenção primária como centro de comunicação, investir em processos formativos que envolvam os temas de cuidados e garantia de direitos à pessoa com deficiência, assim como incentivar ações de cuidados à pessoa com deficiência realizadas pelos profissionais da atenção primária.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1190307 - KATIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO
Interno - 588112 - JOSE CARLOS DE LACERDA LEITE
Interno - 6329963 - JOZEMAR PEREIRA DOS SANTOS
Interno - 1366694 - JULIANA SAMPAIO
Externo ao Programa - 1628921 - ROBSON DA FONSECA NEVES