PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: FLAVIA MAIELE PEDROZA TRAJANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA MAIELE PEDROZA TRAJANO
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Sala 21
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DOS INDICADORES DE SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA NA INSEGURANÇA ALIMENTAR EM MULHERES GESTANTES E NÃO GESTANTES
PALAVRAS-CHAVES: Segurança Alimentar; Ansiedade; Qualidade de Vida.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: INTRODUÇÃO: A insegurança alimentar tem grande impacto sobre a saúde pública de um modo geral. Na população feminina observa-se que essa problemática ganha uma magnitude muito maior, considerando as particularidades apresentadas por essa população, sejam elas de natureza biológica, cultural e/ou social. A literatura enfatiza que diversos fatores podem influenciar na segurança alimentar da população, dentre eles podemos citar os indicadores de Saúde Mental e a Qualidade de Vida. OBJETIVO: Observar a influência dos níveis de ansiedade e da qualidade de vida na insegurança alimentar em mulheres gestantes e não gestantes. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de coorte prospectivo que serão recrutadas em dois grupos: a primeira de famílias de mulheres não gestantes e a segunda de mulheres gestantes. A população do estudo são famílias residentes no município de João Pessoa e cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde da Família. As mulheres foram as responsáveis por responder os instrumentos aplicados pelos entrevistadores. Para coleta foi aplicado os questionários de identificação da família; Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA); Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e o Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOl-Bref). Para atender aos aspectos éticos da resolução 466/2012, a pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética e pesquisa envolvendo seres humanos sob número de CAAE: 63798217.6.0000.5186. RESULTADO: Através das análises foi percebido uma homogeneidade entre os grupos quando as variáveis sócio demográficos, a insegurança alimentar, a qualidade de vida e a ansiedade. Diante disso, a análise foi realizada com a junção dos dois grupos e através disso, foi observado uma relação entre as variáveis IA, Ansiedade de QV, de forma que, quando a IA aumenta, a ansiedade também aumenta e a QV das mulheres diminuem, ocasionando uma relação de causa efeito entre as variáveis. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Existe uma relação entre a insegurança alimentar, ansiedade e qualidade de vida de modo que a elevação da ansiedade e a diminuição da qualidade de vida é um efeito da elevação da ansiedade.
Interno - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2211713 - JOAO EUCLIDES FERNANDES BRAGA