PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Notícias


Banca de DEFESA: IRACEMA FILGUEIRA LEITE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRACEMA FILGUEIRA LEITE
DATA: 27/05/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ABORDAGENS PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO DO CUIDADO PRECONIZADO PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Prática educativa; Enfermagem; Gestão do cuidado.
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: OBJETIVO: Analisar as concepções pedagógicas e práticas educativas utilizadas na formação do enfermeiro na perspectiva das contribuições para a Gestão do Cuidado no Sistema Único de Saúde. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um processo investigativo observacional, exploratório, descritivo e inferencial, mediante abordagem quantiqualitativa. O estudo observacional permite que ocorra a averiguação direta do objeto a ser estudado e a realização de testes estatísticos e procedimentos similares com o objeto da pesquisa. Nesta tipologia de estudo, fez-se um levantamento bibliográfico do estudo, para dar subsídios a elaboração e aplicação de três questionários e a construção de uma entrevista semiestruturada. Os questionários subdividem-se em perfil sociodemográfico dos participantes, a avaliação de competências e habilidades ditadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001, adaptadas e validadas pelo alfa de Cronbath, analisadas por agrupamento e métrica euclidiana, de forma hierárquica e as questões qualitativas submetidas a análise de conteúdo na vertente Bardin. RESULTADOS E DISCUSSÃO: após a aplicação do questionário quantitativo, houve diferença significativa entre os grupos nos domínios F4(comunicação), F6 (Metodologia da Assistência), F9 (Investigação Científica) e F10(Trabalho em equipe). Observa-se que os participantes do estudo apresentaram dificuldade nestes domínios sugerindo a necessidade de alterações nas estratégias de ensino, no sentido de minimizar as lacunas entre a formação profissional e seu preparo para Gestão do Cuidado. Porém, ao realizarmos a entrevista semiestruturada, observou-se que o predomínio do ensino tradicional, voltado para aulas expositivas e avaliações qualitativas, tais respostas apontaram para identificação de uma abordagem tradicional segundo Mizukami, de acordo com os resultados analisados foi identificada a abordagem crítico-social de conteúdo, a mais adequada para relacionar teoria a prática formando a práxis, dinamizando as aulas e formando o aluno o mais próximo possível de sua realidade, social, epidemiológica e política. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que, o conteúdo ditado pelas DCN 2001, do Curso de Graduação em Enfermagem é inserido, de acordo com o que dita as diretrizes, porém a prática educativa predominante é dicotômica associada a uma abordagem tradicional nas instituições de ensino superior.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6311314 - ANA MARIA GONDIM VALENCA
Externo à Instituição - INACIA SATIRO XAVIER DE FRANCA
Externo ao Programa - 337150 - JAMILTON ALVES FARIAS
Presidente - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Interno - 6329963 - JOZEMAR PEREIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARCELO COSTA FERNANDES
Externo ao Programa - 1622650 - ORIANA DEYZE CORREIA PAIVA LEADEBAL
Interno - 336528 - SERGIO RIBEIRO DOS SANTOS