PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: KARLENNE RAQUEL DE BRITO NASCIMENTO

DISCENTE: KARLENNE RAQUEL DE BRITO NASCIMENTO
DATA: 28/08/2020
LOCAL: meet.google.com/dog-pwxv-fuj
TÍTULO: FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À GESTANTES COM HIV POSITIVO
PALAVRAS-CHAVES: Fatores de risco, Gestantes, HIV/Aids, Regressão Logística e Árvore de Decisão
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A infecção pelo HIV representa um grave problema de Saúde Pública, indicadores epidemiológicos mostram que a HIV/aids tem comprometido cada vez mais as mulheres, por apresentarem fatores biológicos e sociais que as tornam mais suscetíveis ao risco da contaminação. Com o surgimento de antirretrovirais e o diagnóstico precoce do vírus em gestantes é possível reduz o risco de transmissão vertical. Objetivo: analisar os fatores de risco associados a gestantes com HIV positivo atendidas no serviço especializada de um hospital escola. Método: Estudo epidemiológico, observacional, retrospectivo, do tipo coorte de abordagem quantitativa, cujos dados são de fontes secundárias com gestantes portadoras de HIV entre os anos de 2014 e 2018, atendidas no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Paraíba. Os dados foram coletados a partir de fontes secundarias, em prontuários de gestantes que foram atendidas no HULW-PB. Desse modo foi obtido a população acessível de 382 atendimentos, com base na população foi realizado o cálculo amostral com nível de confiança de 95% e erro de 0,05, obtendo-se uma amostra de 193 prontuários. A coleta de dados foi realizada durante o mês de novembro de 2019 a fevereiro de 2020. Para análise dos dados foi utilizada a Estatística Descritiva, teste de Qui-quadrado, Modelo de Regressão Logística Binária, WOE e a Árvore de Decisão. Resultados: No teste de Qui-quadrado foi possível identificar a associação das variáveis independentes com a carga viral. O modelo de Regressão Binária, apresentou apenas duas variáveis significativas, inviabilizando a construção de um modelo final. O modelo identificou como fatores de risco para este desfecho: faz acompanhamento nutricional e uso da TARV. O modelo WoE gerado, foi possível observar que a variável idade gestacional na 1º consulta apresentou a maior evidenciar que pudesse explicar a ocorrência do desfecho. A árvore de decisão foi capaz de mostrar os fatores de risco que pudesse explicar o desfecho em estudo, ou seja, foi selecionada variáveis que foram capazes de predizer se a gestante poderia ter carga viral detectável ou carga viral indetectável. O modelo foi capaz de classificar corretamente 81,3% e obteve um Kappa de 62%. Sendo assim, o estudo trouxe informações importantes que mostram quais fatores podem interferir na saúde materna e do bebê. Conclusão: conhecer os fatores de risco, pode ajudar profissionais de saúde a melhorar o cuidado a gestante promovendo menos intercorrências e acompanhamento específico.
Interno - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Presidente - 6329963 - JOZEMAR PEREIRA DOS SANTOS