PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: RAFAEL NOBREGA BANDEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL NOBREGA BANDEIRA
DATA: 27/08/2020
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/84336030089?pwd=U1lwU0ppazhqZ1FCNHFjbFBTZ1Z4UT09
TÍTULO: Avaliação multidimensional da voz como método de tomada de decisão na predição de transtornos mentais comuns em pacientes disfônicos
PALAVRAS-CHAVES: Disfonia; Distúrbios da voz; Transtornos mentais; Ansiedade; Depressão
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Introdução: Transtornos mentais comuns (TMC) são frequentes em pacientes com disfonia comportamental, o que pode limitar significantemente a intervenção fonoaudiológica. Tornando necessário o rastreio de sinais de estresse emocional, em cada etapa da avaliação multidimensional da voz, para possibilitar um melhor planejamento terapêutico. Objetivos: Utilizar um modelo de decisão para identificar as variáveis mais associadas com a presença de TMC em pacientes com disfonia comportamental, bem como apresentar e comparar os achados de cada etapa da avaliação multidimensional da voz entre grupos de pacientes disfônicos com e sem TMC. Metodologia: Estudo de campo realizado na Clínica-Escola de Fonoaudiologia de uma instituição de ensino superior, com 68 pacientes de ambos os sexos, que atenderam aos critérios de elegibilidade: idade mínima de 20 anos, diagnóstico de disfonia comportamental, ausência de limitações cognitivas, de comunicação e de vias aéreas, que afetassem a participação e, nunca terem realizado tratamento vocal. Os voluntários responderam à instrumentos para obtenção de informações referentes a anamnese, autoavaliação vocal e de TMC, através da ESV, IDV, IDATE, escala BORG e SRQ, sendo este utilizado para classificá-los em grupos de disfônicos comportamentais com TMC (CTMC, n=36) e sem TMC (STMC, n=32). Ainda foram encaminhados para gravação de emissões vocais e posterior análise perceptivoauditiva e acústica, bem como para exame laringoscópico e eletromiográfico. A análise de dados foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial, através de testes de comparação de grupos e regressão logística binária. Resultados: Disfônicos CTMC apresentam mais alteração na avaliação multidimensional da voz em relação à disfônicos STMC, com frequência estatisticamente superior de voz tensa (p=0,022), fadiga (p=0,033), falta de ar (p=0,025) e dor ao falar (p=0,019), exposição à ambiente estressante (p=0,030), domínios limitação (p=0,029), físico (p=0,001) e total (p=0,010) da ESV, escala BORG (p=0,001) e índices eletromiográficos. As variáveis mais associadas com o TMC são: Sexo, duração elevada de sintomas, voz tensa, falta de ar ao falar, mudança na voz, distância interfalantes, tabagismo, vida social intensa, problemas gastrointestinais e intensidade vocal elevada. Conclusão: Pacientes com disfônica comportamental e transtornos mentais comuns apresentam resultados mais alterados em todas as etapas da avaliação multidimensional da voz, em relação à disfônicos sem TMC, com destaque para a prevalência superior de medidas relacionadas com o esforço fonatório.
Externo à Instituição - ANA CRISTINA CORTES GAMA
Presidente - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ