PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MOANGELA ALVES DE SOUSA ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOANGELA ALVES DE SOUSA ALENCAR
DATA: 17/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/hup-shks-nom
TÍTULO: A organização do processo de trabalho das Equipes de Saúde Bucal e o acesso à atenção odontológica na Atenção Básica: análise a partir do 3º ciclo do PMAQ-AB.
PALAVRAS-CHAVES: Processo de trabalho; Atenção primária à saúde; Saúde bucal; Avaliação em saúde.
PÁGINAS: null
RESUMO: O processo de trabalho na atenção básica se desenvolve com ênfase no indivíduo e na comunidade, através da estratégia saúde da família, promove a expansão da cobertura e consolidação da AB. A avaliação dos serviços de saúde proporciona a captação de informações imprescindíveis no direcionamento das ações de saúde, na organização do processo de trabalho das equipes, bem como na implementação de políticas e programas em conformidade com a necessidade da população. Neste contexto, com o intuito de fortalecer a institucionalização da avaliação na AB, foi criado o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) cujo objetivo era induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da AB na busca de superar alguns desafios no SUS. Do seu lançamento em 2011 até o encerramento em 2019, foram realizados três ciclos do programa. Diante do exposto, o presente estudo de desenho observacional, analítico e transversal, de base secundária, tem como objetivo avaliar se a organização do processo de trabalho das Equipes de Saúde Bucal (EqSB) da Atenção Básica influencia no acesso e no tempo de espera aos serviços de saúde bucal, no Brasil, e nas suas regiões, a partir dos dados do 3º ciclo do PMAQ-AB. Foram utilizadas variáveis do Módulo III – referente às respostas dos usuários e do Módulo VI – referente às respostas dos profissionais da EqSB. O desfecho “acesso” foi avaliado mediante a variável “consegue marcar atendimento com dentista na UBS”, e “tempo de espera”, por meio da média de dias de espera para consulta com dentista. No Brasil, 40,9% dos usuários da atenção básica conseguem marcar atendimento com o dentista na UBS, com média de 10 dias de espera para consulta. Nas regiões, o Nordeste se diferencia das demais por ser a região em que mais usuários conseguem marcar atendimento com dentista (48,4%) e menor tempo de espera para consulta (6,5 dias), enquanto o Sudeste é a região em que menos usuários da atenção básica conseguem marcar atendimento com dentista (33,9%) e com maior tempo de espera para consulta (17,2 dias). Para análise dos dados será utilizada a árvore de decisão.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2459248 - ANA FLAVIA UZEDA DOS SANTOS MACAMBIRA
Interno - 6311314 - ANA MARIA GONDIM VALENCA
Interno - 1643224 - HEMILIO FERNANDES CAMPOS COELHO
Interno - 2370877 - LUCIANO BEZERRA GOMES
Externo à Instituição - ANE POLLINE LACERDA PROTASIO