PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
(83) 3216-7592/7592

Notícias


Banca de DEFESA: ROZILEIDE MARTINS SIMOES CANDEIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROZILEIDE MARTINS SIMOES CANDEIA
DATA: 31/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/pqu-mqfs-sdn
TÍTULO: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO INCENTIVO FINANCEIRO DO PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E QUALIDADE DA ATENÇÃO SOB À ÓTICA DO GESTOR MUNICIPAL
PALAVRAS-CHAVES: Atenção básica, Gestão em saúde, Remuneração, Avaliação em saúde, Avaliação de programas e projetos de saúde.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: INTRODUÇÃO A trajetória histórica das políticas de saúde do Brasil alavancou a construção do Sus e efetivação como modelo vigente, fortalecendo a assistência ofertada e o maior país do mundo a possuir um sistema público de saúde baseado nos princípios da universalidade, equidade e da integralidade. Os processos que promovem qualidade da assistência são instrumentos importantes para os avanços no SUS com vistas à melhoria da qualidade, produzindo conhecimento sobre a realidade. O PMAQ-AB propos ampliar o acesso da população aos serviços da ABS, com qualidade dos cuidados prestados, através de estratégias de práticas de gestão transformadoras dos processos de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde. A presente pesquisa foi norteada pela indagação: de que forma os gestores municipais do Estado da Paraíba utilizaram os recursos financeiros advindos do PMAQ? OBJETIVO Analisar o modo como foram utilizados os recursos financeiros advindos do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica a partir da perspectiva dos gestores do estado da Paraíba durante os três ciclos. METODOLOGIA: trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, que utilizou questionário abordando normativas, repasse e reflexos provenientes dos recursos financeiros, aplicados com gestores municipais de saúde. O estudo foi submetido da comitê de Ética em pesquisa com seres humanos no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, sob número CAAE: 90331418.6.0000.8069. A amostra do estudo é composta por 219 participantes. Foi realizado análise descritiva dos dados, inferência estatística e análise de agrupamento hierárquico. RESULTADOS E DISCUSSÃO: a análise contemplou os três ciclos do programa. Mostrou que a maioria dos participantes ocupavam o cargo de secretário de saúde, fato importante por ser o tomador de decisões. Existência de lei municipal regulamentando repasse de recursos financeiros do PMAQ desde o ciclo 1. As variáveis que analisaram o repasse de recursos para as equipes demostraram maiores similaridades na tomada de decisão dos gestores para o ciclo 2 e 3. Dentro dos reflexos das tomadas de decisões no repasse dos recursos, foi identificado problemas entre os membros das equipes de saúde e entre estes e a gestão, embora vislumbrem melhorias em todas as categorias analisadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: como prática inovadora, o PMAQ trouxe vertentes essenciais para o fortalecimento do acesso e qualidade, haja vista a autoavaliação/M&A e a modalidade de P4P como instrumento de práticas que fomentam bases para uma assistência com excelência. O gestor tomador de decisões, possui potencial de colaborar com a construção do conhecimento no campo de melhorias essências para a ABS.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1024801 - ANDRE LUIS BONIFACIO DE CARVALHO
Interno - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Interno - 588112 - JOSE CARLOS DE LACERDA LEITE
Interno - 1366694 - JULIANA SAMPAIO
Presidente - 2370877 - LUCIANO BEZERRA GOMES
Interno - 1454201 - RODRIGO PINHEIRO DE TOLEDO VIANNA