PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: NOEMI DOS SANTOS RAMOS

DISCENTE: NOEMI DOS SANTOS RAMOS
DATA: 31/08/2020
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/89615794300?pwd=MHNJQWp6eXFmNVpoTlludXNsbHNudz09
TÍTULO: VALIDAÇÃO DO ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL COM BASE NA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM
PALAVRAS-CHAVES: Disfonia; Qualidade de vida; Autoavaliação; “Inquéritos e Questionários”; Psicometria; Análise Fatorial.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Introdução: A autoavaliação faz parte da avaliação multidimensional da voz, a partir da percepção do paciente acerca de sua voz, oferece informações cruciais para o diagnóstico vocal e auxilia no monitoramento terapêutico. O Índice de Desvantagem Vocal (IDV) propõe avaliar as desvantagens acarretadas a partir de uma disfonia. Assim como os demais instrumentos nessa área, o IDV foi validado a partir da Teoria Clássica dos Testes (TCT), mas atualmente vê-se diversas limitações nessa proposta. Dessa forma, são necessários novos estudos que utilizem análises mais arrojadas para evidências de validade de instrumentos na área de voz, como, por exemplo, a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Objetivo: Desenvolver evidências de validade do Índice de Desvantagem Vocal (IDV) a partir da TRI. Metodologia: A pesquisa é documental, transversal e quantitativa, obteve aprovação do comitê de ética em pesquisa sob protocolo de nº 85.774/2015. Participaram do estudo 495 pacientes disfônicos e não disfônicos, com idades acima de 18 anos, de ambos os sexos que procuraram o Laboratório Integrado de Estudos da Voz (LIEV) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foram utilizados os dados pessoais e itens do IDV, que compuseram um banco de dados digital. Posteriormente, realizou-se as etapas de evidências de validade a partir dos testes: Alfa de Cronbach, Análise Fatorial Exploratória (AFE), Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e TRI pelos modelos Resposta Gradual de Samejima e Lord-Birbaum. Resultados: O estudo prosseguiu em duas etapas. A primeira etapa demonstrou uma boa consistência interna do instrumento, a AFE e AFC mostraram que o IDV manteve-se com o mesmo número de itens e domínios pré-estabelecidos em sua versão original, porém não continuaram com a sua mesma distribuição, formando novos fatores: socioemocional com 13 itens, orgânico com 12 itens e o funcional constituído por 5 itens. Após aplicação da TRI, pelo modelo de Samejima e análise das curvas características dos itens, sugeriu-se a dicotomização das respostas. A segunda etapa envolveu a análise do instrumento considerando as respostas dicotômicas por meio da TRI, método de Lord-Birbaum que avalia os parâmetros discriminação (a), capacidade de um item discriminar indivíduos com distintos níveis de teta, e dificuldade (b), possibilidade de um sujeito com certo nível de aptidão escolher uma categoria de resposta. Os itens mais e menos discriminativos foram o “8. Tenho tendência a evitar grupos de pessoas por causa da minha voz” e “6. Uso menos o telefone do que eu gostaria”, respectivamente. O item “22. Meu problema de voz me causa prejuízos econômicos” foi classificado como mais difícil e o item “13. Minha voz parece rouca e seca” como mais fácil de ser escolhido. Após análises, admitiu-se um instrumento unifatorial, com cargas fatoriais adequadas. Conclusão: Propõem-se o IDV validado a partir da aplicação da TRI. Este instrumento apresentou 30 itens, uma estrutura unifatorial, respostas dicotômicas e um cálculo a partir do teta, que o tornou com maior acurácia, sensibilidade e especificidade para indicar indivíduos com problemas de voz.
Presidente - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ
Interno - 1643224 - HEMILIO FERNANDES CAMPOS COELHO