PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENDA FEITOSA LOPES RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENDA FEITOSA LOPES RODRIGUES
DATA: 25/09/2020
LOCAL: meet.google.com/gja-eosr-rer
TÍTULO: RELAÇÃO DOS ANTIRRETROVIRAIS COM AS ALTERAÇÕES LIPÍDICAS DA SÍNDROME LIPODISTRÓFICA EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS
PALAVRAS-CHAVES: HIV; Terapia antirretroviral; Dislipidemia.
RESUMO: Introdução: A infecção ao HIV/AIDS configura-se como um grave problema de saúde pública, no que se refere às repercussões da doença e também pelo crescente aumento de casos e elevada taxa de mortalidade em todo o mundo. Com a introdução da terapia antirretroviral observou-se diminuição do número de mortes pelo HIV/AIDS, entretanto, ao aumentar a expectativa de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), o uso da terapia antirretroviral poderá induzir a complicações metabólicas. Objetivo: Analisar a relação dos antirretrovirais com as alterações lipídicas da síndrome lipodistrófica em pessoas vivendo com HIV/AIDS. Método: Trata-se de um estudo seccional realizado a partir de dados coletados pelo Projeto Nutricárdio no período de 25/03/2015 a 30/05/2016, previamente aprovado, conforme protocolo 0449/14. O local de coleta de dados foi o Complexo Hospitalar de Doenças Infecto- Contagiosas Clementino Fraga (CHCF), hospital de referência em atendimento a PVHA, no município de João Pessoa – PB. A população desta pesquisa foi estimada em 2861 indivíduos que recebiam regularmente medicação no serviço, e a amostra foi composta por 400 PVHA. Dentre esses foi possível avaliar o perfil lipídico em 385 pessoas, que constitui a amostra dessa subanálise. Nesses indivíduos será descrito o risco associado ao uso da TARV para desenvolvimento de Dislipidemia, que será a variável dependente. Será aplicado Modelo de Regressão Logística Binária ou Modelo Peso da Evidência, para avaliar a influência do uso dos antirretrovirais na variável dependente. Após a análise, os dados referentes ao perfil sociodemográfico das PVHA com dislipidemia, ao tipo de TARV utilizada e à associação entre ambos, serão apresentados através de tabelas e gráficos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba – CEP/CCS, na 10ª reunião realizada em 23/10/2014 sob o Protocolo 0449/14, CAAE 34279314.9.0000.5188.
Presidente - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Interno - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA