PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: HENRIQUE DOS SANTOS RAMOS SILVA

DISCENTE: HENRIQUE DOS SANTOS RAMOS SILVA
DATA: 30/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/bhv-ktgx-wzt
TÍTULO: USO DE PLANO AMOSTRAL PARA ESTIMAÇÃO DE INDICADORES NA ÁREA DA SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Amostragem; Planos Amostrais; Parasitoses; Enteroparasitoses.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O trabalho propõe um plano de monitoramento territorial elaborado através do uso de planos amostrais, retirando amostras selecionadas a partir do plano escolhido. Podendo ser aplicado semanalmente ou mensalmente, tal plano vem para auxiliar a difícil missão de gestores a tomar boas decisões, pois ele facilita o acesso à informação por que se trata de amostras de pequeno volume, e dá uma pode ajudar a antecipar ações de combates a propagações de infecções. Tal plano foi aplicado as geo-helmitíases que constituem um grupo de doenças negligenciadas, que acomete principalmente populações que residem em áreas com precárias condições socioeconômicas e estão vinculadas à falta de acesso à água potável e ao saneamento adequado. São causadas principalmente pelos parasitos Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e pelos Ancilostomídeos: Ancylostomaduodenale e Necator americanos. Levando em consideração a geo-helmintiase este trabalho propõem um plano de monitoramento baseado em planos amostrais onde se tem por objetivo, avaliar as crianças do município de João Pessoa – PB afim de oferecer aos gestores públicos maiores evidencias dos locais com maiores índices e se ter um monitoramento de forma rápida e eficaz. Sendo assim foi feito um estudo avaliando quatro planos amostrais distintos a saber, Plano de Amostragem Aleatória Simples (AAS), Plano de Amostragem Sistemática (AS), Plano de Amostragem de Bernoulli (BE) e Plano de Amostragem de Poisson (PO). Como também fazendo um estudo de prevalência sobre a geo-helmintiase no município. Analisando 60.337 exames realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de João Pessoa LACEN – JP, em crianças com idade entre 0 e 12 anos no período entre os anos de 2011 a 2017. Do possível plano de monitoramento baseado em amostras, foi feito um estudo de comparação de quatro planos amostrais diferentes, para que se pudesse avaliar o plano que melhor se representa os dados estudados, Tendo observado que o plano amostral de Bernoulli teve o melhor desempenho, o intuito do plano é se ter um estudo de casos baseado em amostras aleatórias geradas através do plano considerado melhor, sendo pesquisados uma quantidade pequena de indivíduos, e com isso pode trazer informações atualizadas para os gestores de saúde responsável pela área em estudo. Sobre o estudo de prevalência foi observado uma prevalência de 30,7% (n=18.0545) atingindo o ponto mais alto no ano de 2014 com 35,5% (n=2.836) de infecção, atacando principalmente a faixa etária entre 3 e 4 anos, dentre os parasitos encontrados foi encontrado 99,44% das infecções por Ascaris lumbricoides. Concluindo que o plano amostral escolhido foi o de Bernoulli, por apresentar ótimas estimativas quando comparado aos valores reais, e com o menor valor de desvio padrão, podendo ser usado para o plano de monitoramento proposto, bem como para auxiliar gestores a ter uma estimativa de forma mais rápida e segura.
Interno - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Presidente - 1643224 - HEMILIO FERNANDES CAMPOS COELHO