PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

Banca de DEFESA: CARLOS SERGIO ARAUJO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS SERGIO ARAUJO DOS SANTOS
DATA: 12/02/2021
LOCAL: http://meet.google.com/eff-fabv-wsw
TÍTULO: OS PARTOS CESÁREOS E SEU IMPACTO NA MORTALIDADE NEONATAL NOS ESPAÇOS REGIONALIZADOS DO ESTADO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Parto Cesáreo; Mortalidade Neonatal; Espaços Regionais; Modelo Logístico Multinível; Qualidade das Informações; Paraíba.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A mortalidade infantil é considerada um evento de extrema relevância na saúde pública e na demografia. A mortalidade neonatal representa, nos primeiros sete dias de vida, cerca de 70% dos óbitos infantis, a qual tem se tornado mais evidente na última década, sendo a principal responsável pela manutenção dos níveis da Taxa de Mortalidade Infantil, tanto no Brasil como na Paraíba Um dos importantes fatores associados à mortalidade infantil neonatal é o parto cesáreo que no Brasil atinge níveis em torno de 57%, um dos mais elevados do mundo. Este estudo objetivou investigar o impacto dos partos cesáreos na mortalidade neonatal nos espaços regionalizados do Estado da Paraíba no período de 2009 a 2017. Foi selecionado o conjunto de variáveis materno-infantis comuns às bases de microdados do SIM e do SINASC: Sexo e Raça/Cor da criança, Idade da mãe, Escolaridade materna, Número de filhos nascidos vivos, Número de filhos nascidos mortos, Tipo de gravidez, Duração da gestação, Peso ao nascer e Tipo de Parto. O problema das informações não preenchidas ou ignoradas das variáveis nas Declarações de Óbitos neonatais foi tratado com uma combinação de procedimentos tendo como base a aplicação das técnicas de Linkage Determinístico e da Imputação Múltipla, a estimação da cobertura dos óbitos neonatais e o Índice de Informações Desconhecida das Variáveis (IIDV) para os três espaços regionalizados do Estado: Urbano, Rural Adjacente e Intermediário Adjacente. A aplicação da Modelagem Multinível considerou dois níveis: cada óbito neonatal (nível 1) e caracterização municipal (nível 2). Considerando as possíveis variáveis explicativas apresentadas na análise bivariada, foram realizadas três modelagens: a variável Tipo de Parto foi considerada como variável dependente; no segundo e no terceiro modelo a variável Tipo de Parto foi considerada como independente. À luz dos microdados dos 5.149 óbitos neonatais na Paraíba de 2009 a 2017, verificaram-se nos municípios Urbanos as proporções mais elevadas de óbitos neonatais de crianças nascidas via parto cesáreo. As variáveis Tipo de Parto, Escolaridade da mãe e Número de filhos mortos se destacaram como fatores diferenciadores dos óbitos neonatais nos municípios Urbanos em relação aos municípios Rurais Adjacentes e Intermediários Adjacentes. O Linkage e a Imputação Múltipla solucionaram o problema das variáveis com dados faltantes e impediram que observações do banco de microdados fossem retiradas o que causaria interpretações enviesadas. A estimação da cobertura dos óbitos neonatais e os IIDV dimensionaram o nível de subregistro e seu impacto entre as variáveis estudadas. Os resultados da modelagem revelaram que a chance de ocorrer um óbito neonatal de criança nascida via parto cesáreo aumenta em 21% à medida que a escolaridade da mãe aumenta, reduz em 21% (efeito protetor) quanto maior o número de filhos nascidos mortos e aumenta em 49% com o aumento da gravidez múltipla. A área de residência foi considerada como um dos determinantes diferenciadores da mortalidade neonatal. Os resultados reforçam a necessidade urgente de políticas públicas e privadas mais efetivas para reduzir o índice de cesarianas eletivas a patamares aceitáveis (10% - 15%) principalmente nos municípios urbanos para uma consequente redução dos níveis da mortalidade neonatal.
Externo ao Programa - 1405245 - EVERLANE SUANE DE ARAÚJO DA SILVA
Externo à Instituição - LUCIANA CORREIA ALVES