PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

(83) 3216-7592/7592

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAYLANE DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAYLANE DA SILVA SANTOS
DATA: 30/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/akt-nxce-okn
TÍTULO: ESTIMADORES PARA GESTAÇÃO DE ALTO RISCO GESTACIONAL DURANTE O PRÉ-NATAL
PALAVRAS-CHAVES: Fatores de risco; Gestantes; gravidez de alto risco; Assistência Pré-Natal.
RESUMO: O período gestacional é marcado por alterações psíquicas e fisiológicas maternas que caracterizam o desenvolvimento, crescimento e maturação fetal. Nesta etapa, faz-se necessário o acompanhamento assíduo por parte dos profissionais de saúde da atenção básica a fim de avaliar o estado de saúde atual, orientar sobre os cuidados e prevenção, investigar, diagnosticar e tratar as doenças pré-existentese complicações para assim, diminuir os riscos e possíveis agravos no momento do parto. Sabendo que o estado da Paraíba apresenta elevada taxa de mortalidade materna, a relevância desta pesquisa se justifica pela necessidade de identificar os possíveis fatores e causas predisponentes ao desfecho e descrever as condições sociodemográficas e clínicas-obstétricas para desenvolver estratégias de tomada de decisão voltadas à prevenção, promoção e redução de agravos a saúde desse público. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo estimar o risco de uma gestante cursar para o alto risco gestacional durante o pré-natal. Trata-se de um estudo transversal, exploratório e descritivo de abordagem quantitativa. A pesquisa é constituída por todas as gestantes que foram atendidas durante a Caravana da Rede Cuidar no Estado da Paraíba e registradas em um banco de dados intitulado Estudo das Marias. A análise do estudo consiste em três etapas: primeiro, realizou-se as análises descritivas e exploratória dos dados, na segunda parte foram realizadas inferências por meio dos testes não-paramétricos qui-quadrado e fisher para identificar o comportamento das variáveis de interesse, de acordo com os eixos estudados. Por fim, na terceira etapa, considerando as modificações, pretende-se aplicar as variáveis modelos estatísticos e análises por correspondência para a tomada de decisões em relação à problemática da pesquisa.
Interno - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Presidente - 1643224 - HEMILIO FERNANDES CAMPOS COELHO