PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE (PPGMDS)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MAXSUEL ALVES AVELINO DE PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAXSUEL ALVES AVELINO DE PAIVA
DATA: 29/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma zoom https://us02web.zoom.us/j/86988776461?pwd=aVRhUWR0cWVOaFVlQzhueFcxWVFXUT09()
TÍTULO: PROPOSTA DE UM SIMULADOR DE TREINAMENTO PARA AVALIAÇÃO PERCEPTIVO-AUDITIVA DA VOZ
PALAVRAS-CHAVES: Voz; Percepção auditiva; Treinamento; Simulação
RESUMO: A análise perceptivoauditiva é o principal procedimento de avaliação vocal utilizado pelo fonoaudiólogo capaz de avaliar se há presença, o grau e o predomínio do desvio da qualidade vocal (QV). Por ser baseada na percepção do clínico, a avaliação perceptivoauditiva é considerada uma análise subjetiva de confiabilidade variável, pois pode ser influenciada por diversos fatores, entre eles o treinamento. Com o avanço tecnológico as estratégias tradicionais de ensino vêm sendo gradativamente complementadas por abordagens de ensino interativas. Neste contexto, o uso de recursos que ajudem no processo de aprendizagem dos alunos, como simuladores de treinamento (ST) e serious games, possibilitam experiências controladas de diversas situações no âmbito profissional (comuns e atípicas). O objetivo deste estudo é planejar e desenvolver um simulador de treinamento virtual para a avaliação perceptivo-auditiva da voz a partir do conhecimento de especialistas neste treinamento e na literatura científica disponível da área. O estudo será desenvolvido em 2 etapas. Na primeira etapa, um questionário será elabora e aplicado, de forma remota, com docentes dos cursos de Fonoaudiologia do Brasil que lecionam ou já lecionaram disciplinas que envolvam a realização do treinamento da avaliação perceptivo-auditivo da voz. O objetivo deste questionário é conhecer como o treinamento perceptivo-auditivo é realizado, as dificuldades encontradas para sua realização, bem como a forma que os docentes avaliam o efeito desse treinamento. A segunda etapa será o planejamento e o desenvolvimento de um ambiente virtual que simule o treinamento perceptivo-auditivo presencial. A partir das informações coletadas na etapa anterior associadas a literatura da área, será construído um modelo de decisão baseado em regras que conduzirá o usuário durante o treinamento, bem como os critérios e as medidas de avaliação para que o usuário avance no treinamento. As regras para este simulador serão baseadas na lógica clássica e formadas a partir do conhecimento de três especialistas em que para cada resposta do usuário duas ações serão possíveis “erro” ou “acerto” (0 ou 1).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2634755 - LEONARDO WANDERLEY LOPES
Interno - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ
Interno - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 337967 - RONEI MARCOS DE MORAES
Externo à Instituição - ANA CRISTINA CORTES GAMA