PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA DE FÁTIMA GALVÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA DE FÁTIMA GALVÃO
DATA: 31/05/2022
LOCAL: Apresentação remota
TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS POTENCIAIS DO AUMENTO DO NÍVEL DO MAR NA NIDIFICAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DOS EMBRIÕES DAS TARTARUGAS DE PENTE DO ESTADO DA PARAÍBA-BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Marés, nível médio do mar, praia, ambiente costeiro.
RESUMO: A longevidade, o longo tempo para atingir a maturidade sexual e a alta filopatria são características que preocupam pesquisadores em relação à preservação das áreas de desovas das tartarugas marinhas. As mudanças climáticas antropogênicas ligadas ao ambiente costeiro levantam questionamentos sobre as consequências negativas para o ciclo biológico destes répteis. O aumento do nível do mar relacionado ao aquecimento global causa impactos nos ecossistemas aquáticos, o que pode diminuir os locais para a nidificação e inundar os ninhos pelas marés de sizígia. Este fato inviabiliza o crescimento do embrião e impele a transferência dos ovos para locais mais seguros. Assim, este estudo objetiva avaliar os efeitos das alterações antrópicas sobre os locais de reprodução e o desenvolvimento embrionário das tartarugas marinhas, e propõe um modelo de projeção presente e futura do impacto do aumento do nível do mar nas praias de desova de João Pessoa e Cabedelo, na Paraíba. Buscaremos relacionar o comportamento das fêmeas na escolha do local para nidificar com fatores ambientais a fim de identificar padrões que auxiliem as tomadas de decisões para o monitoramento costeiro futuro.
Interno - 1715703 - FREDERICO GUSTAVO RODRIGUES FRANCA
Interno - 257.460.418-07 - KARINA MASSEI - UFPB