PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL (PPGEMA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: LAINE DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAINE DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 28/04/2023
HORA: 18:00
LOCAL: Apresentação remota
TÍTULO: INTERAÇÕES ECOLÓGICAS DE TRIATOMA BRASILIENSIS EXPLORADAS COM O USO SEQUENCIAMENTO DE ALTO RENDIMENTO: MICROBIOTA, FONTES ALIMENTARES E DIVERSIDADE DE TRIPANOSOMATÍDEOS
PALAVRAS-CHAVES: interações ecológicas de vetores, fontes alimentares, microbiota, Trypanosoma cruzi, repasto sanguíneo.
PÁGINAS: 15
RESUMO: Nas zonas semiáridas do Brasil, Triatoma brasiliensis é o mais importante vetor da doença de Chagas. O material genético presente em seu trato digestivo apresenta potencial para revelar uma série de associações ecológicas. Assim, este projeto visa aplicar uma abordagem molecular inovadora e integrativa via metabarcoding para (i) reconhecer a microbiota bacteriana intestinal deste vetor, (ii) caracterizar as fontes alimentares de T. brasiliensis – potenciais reservatórios de Trypanosoma cruzi – e (iii) a diversidade do tripanosomatídeos albergado por T. brasiliensis. Será utilizado o DNA extraído do tubo digestivo de populações de insetos provenientes dos três ecótopos (intradoméstico, peridoméstico e silvestre) onde a espécie pode ser encontrada em áreas de alta circulação de T. cruzi e recente (2016) surto Chagásico no Rio Grande do Norte. O sequenciamento de amplicons será realizado com a plataforma Illumina MiSeq. A comunidade da microbiota intestinal, as fontes alimentares e a diversidade de tripanosomatídeos serão identificadas com primers que flanqueiam regiões conservadas do 16S do rRNA bacteriano, citocromo B mitocondrial de vertebrados e do miniéxon parasitário. O protocolo utilizando metabarcode apresenta uma série de vantagens se comparado com técnicas tradicionais, tais como: (i) maior sensibilidade se comparado com as abordagens moleculares convencionais, (ii) é capaz de detectar múltiplos repastos sanguíneos nos insetos, além de (iii) infecções multiclonais por T. cruzi. Por fim, este protocolo (iv) permite análises ecológicas da comunidade bacteriana intestinal do inseto. As comparações de todas as ecoassociações do inseto serão realizadas nas distintas escalas ecotípicas. A análise integrada dos resultados poderá possibilitar a avaliação de interações ecológicas que se combinam para moldar a transmissão do parasita.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 046.486.817-38 - CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA - Fiocruz - RJ
Interno - 1746710 - ELAINE FOLLY RAMOS