PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PIPPS)

Banca de DEFESA: JOSE RONIERE MORAIS BATISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE RONIERE MORAIS BATISTA
DATA: 12/12/2014
LOCAL: Sala 404 CCHLA
TÍTULO: OS ESTEREÓTIPOS E O EFEITO DO CONTATO VIRTUAL NO PRECONCEITO CONTRA NEGROS E NORDESTINOS
PALAVRAS-CHAVES: Preconceito, Discriminação, Estereótipos, Internet, Contato intergrupal
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: Esta tese teve por objetivo principal investigar o papel do contato mantido na internet com os negros e nordestinos na relação entre o preconceito e à discriminação contra esses grupos. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizados cinco estudos. Nos três primeiros foram desenvolvidos os instrumentos que seriam utilizados posteriomente, bem como foram estabelecidas as similaridades e diferenças entre o preconceito racial e regional. Nos dois últimos estudos, buscou-se investigar o papel dos tipos de contato (mantido na internet, presencial e estendido) na percepção do preconceito contra os grupos dos negros e dos nordestinos, além de suas funções mediadoras na relação entre o preconceito e a discriminação. Para a realização do estudo 1 foi utilizada uma lista de adjetivos por meio da qual os participantes escolhiam as características mais representativas dos grupos dos negros e nordestinos. Os resultados do estudo 1 apontou para uma forte similaridade na atribuição de adjetivos para o grupo dos nordestinos e negros. Esse processo de estereotipia foi similar ao encontrado em pesquisas realizadas dez anos antes com grupos de negros, o que demonstra uma constância do conteúdo destes estereótipos. O estudo 2 conteve a lista de adjetivos utilizada no estudo 1, além de medidas de preconceito e de identificação com o grupo dos negros e nordestinos. Como principal resultado foi evidenciada a existência de um processo de essencialização na categorização dos nordestinos similar ao que ocorre com o grupo dos negros. Nesse sentido, os nordestinos não foram avaliados em termos das características de sua região, mas por estereótipos que remetiam a características naturais e biológicas, se aproximando assim das explicações existentes para justificar o preconceito racial. Para realização do estudo 3 foi desenvolvido um cenário onde ocorria uma suposta seleção injusta durante o processo de contratação para um cargo de vendedor em uma loja. O contexto de injustiça variou em duas condições, no primeiro um personagem de cor negra concorria à vaga com um personagem de cor branca, sendo que este último era contratado, mesmo ambos tendo as mesmas qualificações. Na segunda condição, a história era a mesma, sendo um personagem nordestino concorrendo com um candidato sulista pela vaga de vendedor, e este último foi o contratado. Cabia ao participante julgar a seleção como justa ou injusta e posteriormente explicar sua resposta. O resultado demonstrou uma similaridade nos repertórios discursivos tanto para a condição do personagem negro, quanto para a condição do personagem nordestino, o que corrobora os resultados dos estudos 1 e 2. Para realização dos estudos 4 e 5, foram utilizadas medidas de contato que foram categorizadas de três formas: contato mantido na internet (número de amigos que os participantes possuíam exclusivamente no meio virtual); contato presencial (número de amigos que os participantes possuíam nas suas relações cotidianas); e contato estendido (número de amigos e parentes que os respondentes possuíam e que se relacionavam com o grupo dos negros e nordestinos). Os resultados do estudo 4 apresentam o contato mantido na internet com os negros e nordestinos como melhor preditor da percepção da discriminação cometida contra esses grupos. O resultado do estudo 5 indicou que o contato mantido na internet com negros e nordestinos mediava a relação entre preconceito e discriminação, de forma que quanto maior o contato mantido com negros e nordestinos na internet, menores eram os índices de discriminação contra esses grupos. Tomados em conjunto, os resultados apontam que o contato via internet com negros e nordestinos pode ter um efeito positivo na construção de uma imagem mais positiva desses grupos.
Externo à Instituição - ALINE VIEIRA DE LIMA
Presidente - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES