PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PIPPS)

Banca de DEFESA: JANDILSON AVELINO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANDILSON AVELINO DA SILVA
DATA: 27/02/2015
LOCAL: SALA DO MESTRADO - CCHLA
TÍTULO: Ingestão aguda e crônica de etanol no funcionamento auditivo e neurocognitivo
PALAVRAS-CHAVES: Ingestão aguda de etanol; ingestão crônica de etanol; percepção auditiva; discriminação de notas musicais; avaliação neuropsicológica
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: Sabe-se que o etanol, presente nas bebidas alcoólicas, ingerido de forma aguda ou crônica, em seus vários níveis, leva a uma série de alterações orgânicas que podem interferir em processos cognitivos e comportamentais básicos. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar a influência da ingestão aguda e crônica de etanol na percepção auditiva e no funcionamento neuropsicológico. Manipulou-se a ingestão aguda em estudantes universitários, de 18 a 30 anos, os comparando consigo mesmos em duas condições diferentes. Em uma delas, solicitava-se que os participantes ingerissem uma quantidade de álcool proporcional ao seu peso corporal para que no momento dos testes possuíssem 0,08 % de etanol no sangue. Na outra, ingeriam apenas uma bebida placebo. Avaliou-se a ingestão crônica do álcool em participantes de Alcoólicos Anônimos, com idades de 40 a 60 anos, que possuíam de 1 a 15 anos de abstinência, sendo que se avaliaram estes em grupos separados pelo tempo de três anos de abstinência em comparação a um grupo controle formado por parentes em primeiro grau. Avaliou-se a percepção auditiva por meio de um teste de discriminação de frequências sonoras correspondentes às notas musicais de um escala ocidental padrão. Já o funcionamento cognitivo avaliou-se por meio de testes neuropsicológicos relativos aos processos de memorização, atenção, e de funcionamento executivo. Os resultados mostraram que ambas as formas de ingestão do álcool ocasionam prejuízos perceptivos na audição, bem como em algumas das subfunções neuropsicológicas avaliadas, sugerindo que o uso do etanol pode ser um demarcador de determinadas deficiências cognitivas.
Externo à Instituição - BERNARDINO FERNANDEZ CALVO
Externo à Instituição - MARIA LÚCIA DE BUSTAMANTE SIMAS