PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
32167745

Notícias


Banca de DEFESA: RENATA DE LOURDES COSTA DE MENEZES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA DE LOURDES COSTA DE MENEZES
DATA: 27/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA DO BLOCO C
TÍTULO: Linguagem, língua e desenvolvimento humano: por um nó teórico epistemológico entre ISD e Psicanálise
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem; Língua; Desenvolvimento humano; Interacionismo Sociodiscursivo; Psicanálise.
PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Assentado em bases transdisciplinares, o objetivo geral desse estudo e reconfigurar a nocao de desenvolvimento humano e suas implicacoes na emergencia do sujeito pela/da linguagem/lingua a partir da interlocucao entre Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e Psicanalise, por intermedio de seus representantes, Jean Paul Bronckart e Donald Woods Winnicott, respectivamente. Para tanto, impetramos uma pesquisa bibliografica, exploratoria, cuja discussao despontou a partir do texto-critica bronckartiano (BRONCKART, 2006a) sobre o esquema de desenvolvimento ontogenetico humano vigotskiano. Nesse sentido, caracterizamos, inicialmente, os pontos de tensao apresentados em Bronckart (2006a; 2006b; 2006c), entre o pensamento bronckartiano e a obra vigotskiana, e como essas discordancias levam o proprio autor a propor um novo olhar sobre a questao do desenvolvimento humano, numa perspectiva que denominou de “reconstrutivista” (BRONCKART, 2006a). Apresentamos, a seguir, a teoria do desenvolvimento emocional primitivo de Winnicott (1975; 1988; 2000; 2011; 2012), e problematizamos de que forma o pensamento monista winnicottiano se inter-relaciona e confere significado a critica bronckartiana, ajudando a imprimir uma nova visao sobre as questoes do desenvolvimento, condicionado, sobretudo, pelas trocas ambientais e inter-relacionais. Por fim, tecemos, entao, um novo esquema de desenvolvimento humano assentado no dialogo entre Bronckart e Winnicott, enfatizando, sobretudo, a importancia do par linguagem-lingua nesse processo. Cumprida essa proposta, corroboramos a tese de que os principios psicanaliticos winnicottianos, de algum modo, coadunam-se a posicionamentos capitais e a discussoes teorico-epistemologicas travadas pelo precursor do ISD.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2169247 - BETANIA PASSOS MEDRADO
Externo ao Programa - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - FRANCIELI FREUDENBERGER MARTINY
Externo à Instituição - POLIANA DAYSE VASCONCELOS LEITAO
Externo ao Programa - 1972503 - RAQUEL BASILIO DA CUNHA DIAS DE MELO
Presidente - 1285220 - REGINA CELI MENDES PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - SANDRA PATRÍCIA ATAÍDE FERREIRA