PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
32167745
Notícias
Banca de DEFESA: RENATA DE LOURDES COSTA DE MENEZES
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA DE LOURDES COSTA DE MENEZES
DATA: 27/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA DO BLOCO C
TÍTULO: Linguagem, língua e desenvolvimento humano: por um nó teórico epistemológico entre ISD e Psicanálise
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem; Língua; Desenvolvimento humano; Interacionismo
Sociodiscursivo; Psicanálise.
PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Assentado em bases transdisciplinares, o objetivo geral desse estudo e reconfigurar a
nocao de desenvolvimento humano e suas implicacoes na emergencia do sujeito pela/da
linguagem/lingua a partir da interlocucao entre Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e
Psicanalise, por intermedio de seus representantes, Jean Paul Bronckart e Donald Woods
Winnicott, respectivamente. Para tanto, impetramos uma pesquisa bibliografica, exploratoria,
cuja discussao despontou a partir do texto-critica bronckartiano (BRONCKART, 2006a)
sobre o esquema de desenvolvimento ontogenetico humano vigotskiano. Nesse sentido,
caracterizamos, inicialmente, os pontos de tensao apresentados em Bronckart (2006a; 2006b;
2006c), entre o pensamento bronckartiano e a obra vigotskiana, e como essas discordancias
levam o proprio autor a propor um novo olhar sobre a questao do desenvolvimento humano,
numa perspectiva que denominou de reconstrutivista (BRONCKART, 2006a).
Apresentamos, a seguir, a teoria do desenvolvimento emocional primitivo de Winnicott
(1975; 1988; 2000; 2011; 2012), e problematizamos de que forma o pensamento monista
winnicottiano se inter-relaciona e confere significado a critica bronckartiana, ajudando a
imprimir uma nova visao sobre as questoes do desenvolvimento, condicionado, sobretudo,
pelas trocas ambientais e inter-relacionais. Por fim, tecemos, entao, um novo esquema de
desenvolvimento humano assentado no dialogo entre Bronckart e Winnicott, enfatizando,
sobretudo, a importancia do par linguagem-lingua nesse processo. Cumprida essa proposta,
corroboramos a tese de que os principios psicanaliticos winnicottianos, de algum modo,
coadunam-se a posicionamentos capitais e a discussoes teorico-epistemologicas travadas pelo
precursor do ISD.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2169247 - BETANIA PASSOS MEDRADO
Externo ao Programa - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - FRANCIELI FREUDENBERGER MARTINY
Externo à Instituição - POLIANA DAYSE VASCONCELOS LEITAO
Externo ao Programa - 1972503 - RAQUEL BASILIO DA CUNHA DIAS DE MELO
Presidente - 1285220 - REGINA CELI MENDES PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - SANDRA PATRÍCIA ATAÍDE FERREIRA