PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
DATA: 26/11/2018
LOCAL: Local a definir
TÍTULO: Vogais médias pretônicas: variação e estilo
PALAVRAS-CHAVES: Sociolinguística, Variação Linguística, Vogais Médias Pretônicas
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O presente estudo encontra-se calcado na Sociolinguistica Quantitativa (LABOV,1966, 1972, 1984, 1990) uma vez que objetivamos compreender o processo de variacao linguistica com base nos aspectos estruturais e nos fatores socioculturais e, para tanto, selecionamos, como objeto de estudo, as vogais medias pretonicas do falante pessoense – Joao Pessoa-PB. Este trabalho esta vinculado ao Projeto Variacao Linguistica no Estado da Paraiba – VALPB que, inicialmente, Os dados obtidos no recontato com os 04 informantes permitiram revisitar muitos dos processos ja analisados. Restringir-nos-emos a analisar as vogais medias pretonicas no sentido de comparar com os dados obtidos pelo VALPB (HORA, 1993) e pela pesquisa de Pereira (1997), bem como com os dados obitos mesmos sujeitos em 2015. Para isto, utilizamos como instrumentos de coletas de dado a) entrevista. Na gravacao das entrevistas, utilizamos gravador Marantz Professional e microfone unidirecional E importante acrescentar que utilizamos o programa ELAN para transcricao de dados. Alem disso, consideramos o contexto fonologico precedente e o contexto fonologico seguinte. Sabemos que o contexto fonologico precedente pode ser alveolar, labial, linguodental, velar e o zero fonetico. Cada contexto mencionado precede, igualmente, /e/ e /o/; bem como que a vogal da silaba seguinte as vogais medias pretonicas, sendo elas [Ɛ, i, ɔ e u], sucedendo, igualmente, /e/ e /o/, conforme veremos nas analises. Ressaltamos que em nosso contexto de pesquisa nos restringiremos a analisar o processo de harmonia vocalica, conforme Bisol (1981) para analisar o processo de elevacao das vogais medias pretonicas considerando as variaveis sociais como a) sexo (masculino e feminino), b) faixa etaria (15 a 25, 26 a 49 e mais de 49) e c) anos de escolarizacao (sem escolarizacao, 05 a 08 anos de escolarizacao e mais de 11anos de escolarizacao). Nossa hipotese e a de que falantes com mais anos de escolarizacao optarao pelo uso das variantes mais prestigiadas na comunidade. No que concerna as variaveis estilisticas optamos por analisa-lo sob a perspectiva adotada por Labov (1966, 2001) . Para analisarmos os dados que compos o corpus da presente pesquisa, utilizamos duas metodologias: uma quantitativa, outra, qualitativa. Ressaltamos a selecao dessas duas metodologias de pesquisa conforme Lakatos e Marconi (2008), possibilita uma melhor compreensao do fenomeno estudado, sobretudo, diante da complexidade epistemologica que subjaz a investigacao em questao. Na analise quantitativa, utilizaremos o Programa R (R Core Team, 2013). Os resultados evidenciaram que a harmonizacao vocalica sofreu mudanca significativa uma vez percentual foi de 45% em 1993 e de 53,75% em 2015 o que comprova a aceitabilidade pelo falante pessoense da vogais media pretonica como pertencente a sua comunidade de pratica. Destacamos que houve diminuicao da frequencia das vogais pretonicas uma vez que em 1993 o percentual foi de 56,5% e em 2015 foi de 45%. Verificamos, dessa maneira, a reducao de 11,5%, percentual de significancia com base no peso relativo pois a diminuicao foi de 22,35%.Neste sentido, pressupomos que esta reducao pode ser vista como indicativo de interferencia das vogais medias pretonicas da regiao sul/sudeste (BISOL, 2013), que, devido as midias, podem impactar o comportamento verbal do sujeito pessoense. Ainda em se tratando dos resultados, por possivel concluir que houve reducao significativa das vogais nao recuadas que em 1993 era 62% e em 2015 passou a ser 51,5% dos dados ([€], [e] e [I]), ou seja, o peso significativo e considerado relevante, o que pode indicar um processo de modificacao na posicao das vogais ao longo das duas geracoes (LABOV, 1972).
Externo ao Programa - 1570753 - ANA CARLA ESTELLITA VOGELEY
Presidente - 338358 - DERMEVAL DA HORA OLIVEIRA