PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA

DISCENTE: ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA
DATA: 05/03/2021
LOCAL: Via Plataforma Google Meet - meet.google.com/htc-yjdw-jcn
TÍTULO: Variação, mudança linguística e português do Brasil na Grammatica Portugueza: Curso Superior (1920 [1887]), de João Ribeiro (1860-1934)
PALAVRAS-CHAVES: Historiografia da Linguística. Gramática escolar. Português do Brasil. Variação e mudança linguística
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Esta dissertação investiga, numa perspectiva historiográfica, a abordagem da variação linguística, da mudança linguística e do português do Brasil na Grammatica Portugueza: Curso Superior (1920 [1887]), de João Ribeiro (1860-1934). Tecemos para esta pesquisa alguns objetivos específicos: i) investigar as concepções, explícitas ou subjacentes, de variação e mudança linguística presentes na fonte historiográfica selecionada; ii) apontar os posicionamentos do autor, favoráveis ou contrários, em relação aos temas linguísticos em estudo nesta dissertação; iii) identificar os fenômenos fonéticos/fonológicos, morfológicos e sintáticos que o autor utiliza para tratar a variação e a mudança linguística; iv) analisar os discursos sobre a figura intelectual de João Ribeiro, frutos da história da linguística brasileira, e sua relação com o português do Brasil, bem como identificar as concepções adotadas pelo gramático sobre essa variedade do português; v) examinar os movimentos de retórica vinculados à gramática de João Ribeiro, bem como identificar as influências recebidas pelo autor para a produção de sua obra. Para alcançar esses objetivos, a investigação busca respaldo teórico-metodológico na Historiografia da Linguística (SWIGGERS, 2004, 2013, 2014; KOERNER, 2014; ALTMAN, 2009, 2012). Essa disciplina descreve e explica o curso evolutivo do conhecimento linguístico. As preocupações da área não residem somente em apresentar a história, mas também em interpretá-la. Apoiamos nossas reflexões analíticas na categoria de análise camadas do conhecimento linguístico, proposta por Swiggers (2004), que possibilita investigar, em uma perspectiva dinâmica, o desenvolvimento dos estudos gramaticais. Nesse sentido, analisamos o contexto em que se insere a gramática (camada contextual), os conceitos gramaticais (camada teórica), a condução do trabalho gramaticográfico realizado pelo gramático (camada técnica) e o exemplário utilizado nas fontes (camada documental). Ao analisarmos a camada contextual da obra, identificamos que João Ribeiro se constituiu como uma figura múltipla pela força de sua intelectualidade nos anos finais do século 19 e anos iniciais do século 20, bem como pelo fato de ter se baseado em outros inúmeros textos e autores para a produção de sua gramática. Além disso, a análise dessa camada ainda nos deu espaço para entendermos que João Ribeiro se afasta da figura defensora do português do Brasil, conforme parece sinalizar, de um modo geral, a história da gramática no Brasil. Pelo contrário, nessa gramática, João Ribeiro se revela um gramático que reduz o português do Brasil a um conjunto de “brasileirismos” condenáveis. A partir da análise da camada teórica, percebemos que João Ribeiro conceitua inúmeros tipos de gramática (geral/universal, particular, histórica, comparativa e descritiva) e se filia ao método histórico-comparativo e, talvez por esse motivo, aborda por meio da interdição a variação linguística e por meio da aceitação a mudança linguística. Focalizando a camada técnica, observamos que, apesar de reconhecer a existência de um português do Brasil, João Ribeiro o trata, de fato, a partir de um juízo explícito de valor negativo. Por fim, com a análise da camada documental, concluímos que o gramático, além de utilizar exemplos criados por ele no trato da língua, faz uso de um aparato baseado na escrita literária pregressa, constituído de autores de literatura portuguesa pertencentes a diferentes momentos históricos do português.
Presidente - 2349477 - FRANCISCO EDUARDO VIEIRA DA SILVA
Interno - 1149458 - CAMILO ROSA DA SILVA