PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: JOSE CARLOS LIMA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE CARLOS LIMA DOS SANTOS
DATA: 23/03/2017
LOCAL: CCHLA 500
TÍTULO: O par pergunta-resposta como estratégia de articulação tópica: uma análise funcional
PALAVRAS-CHAVES: par pergunta-resposta; tópico discursivo; funcionalismo
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: Esta tese tem por escopo investigar o par pergunta-resposta como estrategias de articu-lacao de topicos sob a perspectiva do funcionalismo linguistico, mais precisamente o norte-americano, que concebe as formas da lingua a partir das necessidades comunicati-vas dos interlocutores (VUCHINICH, 1977; GIVON, 1979, 1983, 1992, 1995, 2001, 2002; RODRIGUEZ (1988); MANN e THOMPSON, 1988; HERRING, 1991; SORJONEN, 2001; MARTELOTTA, 1996; ARAUJO e FREITAG, 2010; SANTOS, 2011; FREITAG, 2010, 2012; TAVARES, 2012; SANTOS e SILVA, 2015, entre ou-tros). Para tanto, toma-se como ponto de partida o continuum de gramaticalizacao: per-gunta plena (PP) > pergunta semirretorica (PSR)> pergunta retorica (PR). A PP e for-mulada para ser respondida; a PSR e elaborada e respondida pelo falante; e a PR e for-mulada para nao ser respondida. A origem desse continuum e a PP, que e considerada o exemplo mais prototipico da categoria perguntapor possuir dois tracos caracteristicos: [+ entonacao ascendente] e [+resposta]. O criterio adotado, na elaboracao do continuum, e o traco [+resposta], que esta presente nas PPs, e redirecionado para o proprio falante nas PSRs, e e situado contextualmente nas PRs. Assume-se a hipotese de que o par P-R funciona como conector, em um nivel mais alto, de porcoes textuais/discursivas por meio de relacoes foricas e pressuposicionais. Essa conexao e realizada pelo processamento dos topicos discursivos codificados nas perguntas e nas respostas. Os dados utilizados, nesta pesquisa, fazem parte de duas amostras: i) Dados de fala de estudantes do Atheneu Sergipense, que diz respeito a uma coleta de dados realizada em uma escola publica de Aracaju;e Rede Social de Informantes Universitarios, que se refere a coleta realizada no campus Prof. Alberto Carvalho, da UFS, em Itabaiana-SE, os quais integram o banco de dados Falares Sergipanos, coordenadoProf. Dra. Raquel Meister Ko Freitag. O procedimento metodologico adotado, nesta pesquisa, e o de cunho qualitativo. Primeiro, realiza-se um levantamento dos contextos interrogativos, tendo por finalidade depreender os topicos codificados no par P-R. Em seguida, procede-se a analise e a descricao das relacoes topicas no texto/discurso, a fim de captar as estrategias de articulacao que se estabelecem por meio das relacoes foricas e pressuposicionais. Para complementar a analise, utilizam-se dados estatisticos para ampliar o escopo de entendimento do fenomeno estudado. Os resultados indicam que o par P-R funciona como estrategias de articulacao taxtual-discursiva, ja que os topicos codificados nas perguntas sao retomados nas respostas, formando o que Vuchinich (1977) denomina de unidade relacional. As PPs, por serem mais prototipicas, atuam no nivel textual por meio da relacao perguntaresposta; as PSRs sao responsaveis por organizar o discurso do locutor, em um movimento de retomada e de projecao de porcoes do texto e do dis-curso; eas PRsfuncionam como estrategias de busca de aprovacao do ouvinte para o que esta sendo dito por apresentar alto grau de pressuposicionalidade.
Presidente - 1149458 - CAMILO ROSA DA SILVA
Interno - 1736309 - DENILSON PEREIRA DE MATOS