PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: DANIELLE GOMES DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE GOMES DO NASCIMENTO
DATA: 29/11/2017
LOCAL: Sala do VALPB
TÍTULO: Além do ofício: narrativas de D. Severina (Gorda) e D. Josefa (Zefinha), rezadeiras de Itabaiana, PB
PALAVRAS-CHAVES: práticas orais; rezadeiras; histórias de vida; memória
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Esta pesquisa visa apresentar as relacoes existentes entre discurso e as manifestacoes culturais, evidenciando as praticas orais como elemento instigador das experiencias e dos conhecimentos adquiridos pelos sujeitos ao longo da vida. O trabalho tem como objetivo apresentar e analisar, a partir das memorias das rezadeiras, as narrativas que compoem o oficio e os outros saberes. Foram escolhidas duas rezadeiras itabaianenses; D. Josefa Maria da Silva, conhecida na comunidade por D. Zefinha e D. Severina Maria da Conceicao, conhecida por D. Gorda. Foi dada voz a essas mulheres que, atraves de suas narrativas, puderam falar sobre o que viveram e aprenderam, destacando as experiencias e saberes transmitidos oralmente. A voz, nas narrativas, esta acompanhada de diferentes suportes – a memoria, o corpo, sensacoes e sentimentos, elementos que conferem a voz o carater poetico e geram sentidos. Alem do oficio de rezadeiras tambem aprenderam outros dominios orais: o canto, o conto, o drama e a poesia. Quanto a metodologia, foi utilizado o metodo etnografico, que valoriza e respeita a Oralidade e os conhecimentos partilhados pela cultura, alem de promover a interacao entre as colaboradoras e a pesquisadora. Metodo tambem necessario a reuniao de documentos orais (entrevistas gravadas, anotacoes em caderneta de campo durante conversas informais), cuja base e Ayala (2003,2015). Para a analise e interpretacao dos dados recorre-se a Zumthor (1993, 2010), Ong (1998), Certeau (2014), Bakhtin (2003), Fernandes (1972) e outros, por evidenciar a Oralidade em contextos populares e compreender a voz enquanto ato poetico. Pode-se perceber que a variedade de saberes foi adquirida no cotidiano, de diferentes maneiras: vendo, ouvindo, repetindo e experimentando. As narrativas foram trazidas a tona pela memoria, permitindo que vozes do passado e presente se encontrassem e caminhassem lado a lado por alguns instantes, instigando reflexoes e avaliacoes de si mesma e de suas vidas, alem de fazer conhecer “o desconhecido” – o modo como as praticas culturais se organizam e se enraizam na comunidade. Constatou-se tambem que a voz circula de forma variavel e e conduzida por sujeitos que a atualizam, transformando e recriando a partir de suas necessidades e espacos de convivencia.
Presidente - 331844 - MARIA IGNEZ NOVAIS AYALA
Interno - 6337035 - MARIA ESTER VIEIRA DE SOUSA