PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: MARÍLIA THEREZA COSTA OLIVEIRA

DISCENTE: MARÍLIA THEREZA COSTA OLIVEIRA
DATA: 17/06/2019
LOCAL: PPGCR/CE
TÍTULO: A cura através do movimento: Processos de cura entre mulheres através da disciplina do corpo no Hatha Yoga
PALAVRAS-CHAVES: Yoga, corpo, feminino, ciências das religiões
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: A escolha da tematica da presente pesquisa partiu, primeiramente, da ideia do corpo como integrante primordial daquilo que nos identifica como seres humanos, bem como individuos, e da espiritualidade como elemento-chave para compreende-lo e cura-lo. Partiu da premissa "Viver consiste em reduzir continuamente o mundo ao seu corpo, a partir do simbolico que ele encarna" (BRETON apud BRETON, 2016, p.7), e de pensar este valor simbolico como um possivel instrumento para a se pensar a espiritualidade, tanto em um contexto historico, quanto na sua vivencia no momento presente, como um elemento de cura do individuo. Os questionamentos tambem atravessaram a tematica da concepcao moderna de corpo ocidental, pautada na individualidade (inclusive enquanto estrutura social), dualismo, separacao entre o homem e o mundo. "Ele implica o isolamento do sujeito em relacao aos outros (...), em relacao ao cosmo (as materias-primas que compoem o corpo nao tem qualquer correspondencia em outra parte), e em relacao a ele mesmo" (BRETON, 2016, p.8). Bem como seu entrelacamento, tambem ocorrido no ocidente, nas ultimas decadas, com as concepcoes de corpo orientais, especialmente com as provenientes do sistema do Yoga, surgido na India, conforme sera abordado neste trabalho.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 1353258 - FABRICIO POSSEBON