PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: PABLO MATHEUS ANDRADE TRAJANO DE OLIVEIRA

DISCENTE: PABLO MATHEUS ANDRADE TRAJANO DE OLIVEIRA
DATA: 19/06/2019
LOCAL: Sala Multifuncional do CE
TÍTULO: REVISTA VIDA: O HABITUS CATÓLICO E O TEMPO DO HOMEM
PALAVRAS-CHAVES: Fascismo; Integralismo; Humanismo Integral; Progressista; Sistema simbólico.
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: Este trabalho de dissertacao analisa e discute questoes referentes a presenca e atuacao de jovens lideres universitarios ligados a Igreja Catolica, instituicao do campo religioso, em atividades culturais e politicas da sociedade civil brasileira, nos anos 30/40 do seculo XX. Tendo como fonte principal os numeros da Revista VIDA, que foi a expressao desses universitarios nos anos 30, em tal perspectiva analisamos as vertentes brasileiras, em ambito cristao, das chamadas Escolas do Medo (fascismo, integralismo) e de sua oposta, a Escola do Dialogo (humanismo integral), relacionando-as com as mudancas sociais que a Igreja Catolica enfrentou neste periodo e como isto influenciou o campo religioso brasileiro. O trabalho e dedicado aos 38 numeros desta publicacao de jovens universitarios da Acao Universitaria Catolica (AUC), ligados ao Centro Dom Vital, no Rio de Janeiro, que foi veiculada entre abril de 1934 e outubro de 1937, quando foi interrompida pela decretacao do Estado Novo. Durante estes anos a revista refletiu o posicionamento e os questionamentos de um grupo de jovens intelectuais catolicos frente as grandes mudancas sociais e religiosas da epoca. O estudo da Revista VIDA nos permite colher, como contraponto, o pensamento de um grupo que, nas decadas sucessivas, marcaria o pensamento catolico progressista no Brasil. Bem como, a participacao dos intelectuais na vida nacional respaldava-se na crenca de que eles eram uma elite capaz de “salvar” o pais. A proposta da Revista VIDA, enquanto meio de comunicacao, era de tornar-se um ponto de encontro dos pensamentos ousados de universitarios para uma epoca na qual os intelectuais trouxeram para si a responsabilidade de comandar varias instancias do Estado Nacional.
Presidente - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA