PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA MARIA LUIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA MARIA LUIZ
DATA: 12/12/2019
LOCAL: Centro de Educação, UFPB
TÍTULO: Biodanza nos pacientes vivendo com HIV/AIDS: intervenções e efeitos
PALAVRAS-CHAVES: Biodanza, HIV/AIDS, intervenções e efeitos
RESUMO: A pesquisa intitulada Biodanza nos pacientes vivendo com HIV/AIDS: intervenções e efeitos, tem como objetivo avaliar qual o impacto e as intervenções produzidas pela Biodanza nos pacientes vivendo com HIV/AIDS. Apesar da eficácia das terapias antirretrovirais atuais em suprimir a progressão da doença, muitas pessoas HIV positivo relatam o uso de medicina complementar e alternativa (CAM) para controlar os sintomas do HIV e os efeitos colaterais das medicações específicas. Há uma necessidade em realizar pesquisas que identificam fatores associados ao uso de medicina alternativa complementar e as implicações de seu uso para o cuidado no portador de HIV/AIDS, no sentido de fornecer informações precisas e imparciais , desenvolvendo assim planos terapêuticos, de forma que promovam resultados satisfatórios no cuidado e consequentemente na saúde do indivíduo. Dentre as práticas integrativas complementares a escolha da Biodanza deve-se por ser considerada como um sistema com possibilidade de eficaz aplicação para a saúde. O referido estudo trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratório-descritiva onde serão realizadas sessões de Biodanza pelo período de 6 meses, com grupo de 11 pacientes, selecionados em ambulatório de um Hospital de referência em doenças infectocontagiosas da Paraíba .Utilizaremos o instrumento WHOQOL-120 HIV, já validado no Brasil para a língua portuguesa, esta ferramenta será aplicada nos pacientes avaliando a qualidade de vida. Serão realizadas entrevistas gravadas com anuência dos participantes para avaliação do impacto da Biodanza no grupo estudado. Avaliaremos o perfil sociodemográfico dos pacientes bem como, o seu status imunológico prévio as sessões de Biodanza, através da quantificação da carga viral e das células TCD4 e TCD8 . No final da pesquisa aplicar-se-á o questionário inicial, descrito anteriormente, no intuito de avaliar as modificações ocorridas sob influência da temática em estudo em relação as respostas iniciais e, a partir dessa análise, pontuar a relevância e/ou impacto da Biodanza sobre os índices de qualidade de vida dos pacientes vivendo com HIV/AIDS. Avaliaremos também uma análise comparativa em relação status imunológico, no final do estudo , comparando o percentual obtido entre a relação das células T CD4/ TCD8. A pesquisa segue em andamento devendo-se prosseguir pelo período de 6 meses de intervenções, através das sessões semanais de Biodanza.
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Interno - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES