PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA RIBEIRO JERONIMO DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA RIBEIRO JERONIMO DINIZ
DATA: 16/04/2020
HORA: 15:30
LOCAL: Sala de Multimídia
TÍTULO: “EU NÃO ESTOU AQUI... ALIÁS, EU ESTOU AQUI!”: a história religiosa e social de Juazeiro do Norte a partir da Beata Maria de Araújo.
PALAVRAS-CHAVES: Beata Maria de Araújo, Padre Cícero, Juazeiro do Norte
PÁGINAS: 108
RESUMO: O presente trabalho busca trazer o protagonismo da Beata Maria de Araújo na história do milagre e mito de origem do movimento religioso de Juazeiro do Norte, cidade conhecida por suas romarias ao Padre Cícero. Todo movimento inicia antes mesmo do dia do milagre, pois Maria de Araújo recebia estigmas por ter estabelecido com Jesus o dito casamento espiritual. Em 1889 ocorre à transubstanciação da hóstia em sangue na boca da Beata, pelo Padre Cícero, na igreja de Nossa Senhora das Dores no vilarejo de Tabuleiro Grande, no meio do ocorrido às testemunhas começaram a divulgar os fatos e a primeira romaria vinda do Crato chegou ao vilarejo. Dois anos depois foi instaurada a Primeira Comissão Episcopal, em 1891, para obter informações dos fatos, que ao final não comprovou embuste e disse que eram fatos sobrenaturais, isso fez com que muitos visitantes tivessem certeza do milagre, chamando o Padre e a Beata de santos, com imagens deles em santinhos, mas também com muita devoção aos panos de sangue, que eram guardados em caixas de vidro. A Diocese do Ceará não convencida, e na busca de fechar o cerco a Juazeiro e todos os envolvidos na questão da hóstia instaura a Segunda Comissão Episcopal em 1892, com o intuito de acabar com os fatos, a questão é que inicia uma perseguição à Beata na tentativa de silenciá-la, quem fez frente a isso no vilarejo foi o Padre Alexandrino, e em Fortaleza Dom Joaquim trazendo as Cartas Pastorais, sendo assim ao final do II Inquérito a Beata foi classificada como doente e Padre Cícero afastado das ordens, mesmo buscando alternativa em Roma, sendo assim, o Padre envereda pelo caminho da política e a Beata enclausurada na Casa de Caridade, ou seja, a forma de silenciamento dos dois se deu de forma diferente, e isso levou e leva conseqüências observadas até hoje nas romarias de Juazeiro. Com a morte dos dois as romarias continuam existindo e produzindo um roteiro da fé que vem do povo. Para isso, os objetivos dessa tese é analisar como se deu esse ocultamento da Beata Maria de Araújo em Juazeiro, porque se deu esse silenciamento; como as romarias deram seqüência sem a figura da Beata e logo mais, sem a figura do Padre Cícero; e como hoje em dia no meio da visibilidade religiosa, política, cultural e social do padrinho se buscam um resgate a Maria de Araújo. Para essa construção algumas metodologias foram usadas: a pesquisa documental, nos livros com cópias dos documentos oficiais da Diocese de Crato em que traz os dois inquéritos sobre o milagre, as revisões bibliográficas sobre a Beata, as beatas, o Padre e a história de Juazeiro; como também já foram realizadas observações gerais nas romarias; ainda será feita etnografias das romarias e entrevistas com pessoas que trazem a figura da Beata à tona e que se enquadram como os romeiros memorialistas da Beata. Sendo assim, a conclusão será realizada ao final da análise dos dados da etnografia e das entrevistas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO TOLOVI
Externo à Instituição - LUIZ CARLOS LUZ MARQUES