PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: DEBORA MAIA LACERDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA MAIA LACERDA
DATA: 30/06/2020
LOCAL: meet.google.com/sfb-ffgf-ngx
TÍTULO: “PARADOXOS DO AGGIORNAMENTO”: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DOS PADRES SOBRE OS IMPACTOS DA MODERNIDADE RELIGIOSA NO CATOLICISMO DO CARIRI PARAIBANO
PALAVRAS-CHAVES: Modernidade, Pluralismo religioso, Catolicismo, Concílio Vaticano II, Liderança.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: Com o advento da modernidade ocorreram mudanças em todo o cenário cultural, social, político, econômico e religioso do mundo e isso afetou diretamente o perfil da sociedade e dos seus sujeitos. Estes, por sua vez, apresentaram novas necessidades pessoais e sociais sendo uma delas, a necessidade de escolha diante da pluralidade religiosa efervescente, e todas essas mudanças questionaram a posição hegemônica da Igreja Católica no tocante ao seu poder determinante nas vidas dos indivíduos. A Igreja Católica reagiu à ideia de liberdade religiosa e às consequências daí decorrentes por meio de uma reunião mundial geral, o Concilio Vaticano II, em que o espírito do aggiornamento durante esse Concílio promoveu uma mudança no posicionamento religioso católico levando a Instituição a aceitar, valorizar e até defender a liberdade religiosa por tantos anos combatida e repudiada. Nossa pesquisa parte do pressuposto de que a modernidade levou a Igreja Católica a reconhecer que a realidade do pluralismo religioso e da liberdade religiosa são condições históricas necessárias para o exercício de sua missão no mundo, como também para uma melhor compreensão dessa consciência por parte da Igreja Católica acerca da necessidade desse aggiornamento, desse processo de “modernização do catolicismo”. Isto posto, este estudo teve como objetivo analisar as narrativas de líderes católicos do Cariri paraibano e suas alegações, interpretando-as e vinculando-as com teorias de renomados estudiosos sobre os temas da esfera “modernidade e religião” e culminou na tese de que a adesão ao catolicismo se mantém majoritária mesmo nos lugares em que a modernidade religiosa também gera um grande impacto. O presente estudo tem caráter qualiquantitativo, em que, na ocasião foi realizada uma pesquisa de campo para compreender melhor o quadro religioso atual e utilizou os dados dos Censos do IBGE acerca do item -Religião- para um melhor entendimento sobre essa pluralidade religiosa atual. Foram entrevistados 6 padres do Cariri paraibano e suas narrativas passaram pelo crivo das ciências das religiões no intuito de compreender como esses líderes católicos encaram os impactos da modernidade sobre o catolicismo, quais os recursos alegados na tentativa de manter seus fiéis em sua Instituição perante uma diversidade religiosa vigente e como seu perfil de líder e sua liderança a frente da Instituição asseguram o perfil da tradição católica mais evidenciada nos municípios interioranos elencados nesta pesquisa.
Presidente - 1860344 - FERNANDA LEMOS
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE