PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: KELLY THAYSY LOPES NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLY THAYSY LOPES NASCIMENTO
DATA: 29/06/2020
LOCAL: meet.google.com/vfz-pdmj-cyh
TÍTULO: "DA TRANSNACIONALIZAÇÃO À APOTEOSE": O PERFIL MIGRATÓRIO BRASILEIRO E O PAPEL SOCIORRELIGOSO DAS IGREJAS NA FLORIDA CENTRAL
PALAVRAS-CHAVES: Diáspora; Migração brasileira; Empresas religiosas; Flórida Central.
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: Esta é uma pesquisa de campo inédita sobre a migração brasileira e igrejas na Flórida Central, que tem por objetivo identificar o perfil migratório brasileiro na região, bem como o papel sociorreligioso das igrejas identificadas na pesquisa como as mais populares. Características predominantes, como a econômica, política, cultural e a educacional são associadas a gerações migratórias brasileiras. Na tese de doutorado de Ana Maria Martes sobre a migração brasileira em Massachusetts observou-se um perfil político, foi identificada a grande primeira geração migratória nos Estados Unidos em êxodo do contexto político no Brasil e o seu perfil sociodemográfico revela brasileiros com grau de escolaridade média. Seguindo para a pesquisa em New York (1998), de Maxine Margolis, professora aposentada da University of Florida, identificou-se um êxodo econômico, visto que brasileiros emigraram do Brasil tendo como motivo principal o desemprego, ressaltando a conclusão de que, no perfil sociodemográfico, o grau de escolaridade dessas pessoas é de nível superior. Os fluxos migratórios identificam, a cada geração, desde 1994, com o primeiro levantamento de Ana Maria Martes – USP, dois aspectos: o primeiro se associa a crises, principalmente oriundas do sistema político no país de origem e o segundo se associa a objetivos da política migratória do país destino, que, neste caso, são os Estados Unidos. Percebemos também a sistematização das pesquisas voltadas a objetivos sobre fluxo migratório brasileiro nos Estados Unidos e o tema da religião com pouca abordagem, tópico também de destaque nas pesquisas subsequentes dos pesquisadores sobre a importância dessa temática que surgia em suas pesquisas como referência do apoio indicado pelo campo brasileiro, dessa forma, percebeu-se que havia um aumento expressivo de igrejas brasileiras nos Estados Unidos. Fizemos mapeamento das regiões com escassez de pesquisas e identificamos que na Flórida Central não havia pesquisas sobre o tema. Esta, portanto, é a primeira tese na Ciência(s) da(s) Religião(ões), como também a primeira referência nas Ciências Humanas sobre o assunto, o que ratifica a sua importância. Reiteramos que nas igrejas alcançadas com entrevistas não foram realizadas antes pesquisas do tipo, destacando que elas se constituíram campo de estudos a partir desta pesquisa, assim como não foram realizados Surveys online como o nosso na região. Para a realização da pesquisa, utilizamos de uma Intuitive Metodology, nomenclatura nossa que identifica a dificuldade de acesso a este campo que contou com variadas técnicas e métodos para os resultados. Numa triangulação exploratória, fizemos uso principal da História Oral quando construímos, com os relatos, o resgate da história de origem e objetivos religiosos das igrejas brasileiras ou, em alguns casos, igrejas norte-americanas com departamento brasileiro. Configurando-se como abordagem qualitativa e quantitativa, esta pesquisa contou com entrevistas semiestruturadas, entrevistas informais, questionário online para brasileiros na Flórida Central e questionário online para brasileiros no Brasil e, para que fosse possível essa realização, locamos a plataforma SurveyMonkey por 1 ano (2019-2020), adotamos também a autocoleta, considerando dados da observação participante da pesquisadora, e a base teórica sobre o tema da migração e temas fundamentais para a caracterização social, religiosa e simbólica do sujeito, salientando que, neste último, indicamos, com a teoria do herói proposto por Joseph Campbell, a jornada migratória dos brasileiros desde sua origem no Brasil até sua apoteose nos Estados Unidos. Entre relatos orais e estatísticas, essa pesquisa de campo das Ciências Humanas propõe, a partir dos seus resultados, temas importantes a serem revistos para a sociedade brasileira e, de modo comparativo e afirmativo, concluímos um êxodo brasileiro de grande impacto para o sistema econômico, social e educativo do país. Situamos essa pesquisa como de grande relevância ao alcance e conhecimento de várias categorias estruturais desta sociedade, pois todas elas referem falhas do sistema político e aguardamos, pois, soluções favoráveis do Estado brasileiro à sua Nação. Palavras-chaves: Migração brasileira; Empresas religiosas; Flórida Central.
Presidente - 1860344 - FERNANDA LEMOS
Interno - 1353258 - FABRICIO POSSEBON