PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CONCILIA CLERIA FERREIRA MUNIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CONCILIA CLERIA FERREIRA MUNIZ
DATA: 30/07/2020
LOCAL: meet.google.com/zbh-aiye-tjb
TÍTULO: TANTRA E HATHA YOGA NO BRASIL: histórias de vida
PALAVRAS-CHAVES: Tantra Yoga. Hatha Yoga. História Oral. Ciências das Religiões
RESUMO: Este trabalho pretende mostrar o entrelaçamento do Tantra e Hatha Yoga, suas práticas no Brasil e as histórias de vida dos professores de Yoga. Seu propósito é analisar as práticas de construção do corpo tântrico nas aulas de Tantra e Hatha Yoga no Brasil, através de uma pesquisa qualitativa de resgate de histórias de vida, realizada com professores de Tantra e Hatha Yoga. Também há a revisão da literatura, além da discussão epistemológica das Ciências da Religiões. Para tanto, foram apresentados: o conceito de Tantra no contexto indiano; o propósito de conhecer as histórias de vida dos professores e das professoras de Tantra e Hatha Yoga no Brasil; investigar as práticas de construção de um “corpo tântrico” nas aulas de Tantra e Hatha Yoga estando inseridos no contexto cultural brasileiro, a partir da revisão da literatura e da escolha da pesquisa qualitativa, com abordagem da história de vida, instrumentalizada pela história oral. Como ressaltado no próprio título do trabalho, dois aspectos serão levados em consideração: o contexto que permitiu a difusão do Tantra e Hatha yoga no Brasil e as histórias de vida daqueles que colaboraram e colaboram para que essas práticas sejam cada dia mais difundidas e vivenciadas.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 1353258 - FABRICIO POSSEBON