PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: NESTOR PINTO DE FIGUEIREDO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NESTOR PINTO DE FIGUEIREDO JUNIOR
DATA: 31/07/2020
LOCAL: meet.google.com/yjp-xesd-byy
TÍTULO: Religião como objeto de ciência: a ideia de uma Ciência da Religião epistemologicamente autonomizada
PALAVRAS-CHAVES: Ciência da Religião, objeto religião, epistemologia.
RESUMO: O título, enquanto paratexto dos mais relevantes, tem entre suas funções anunciar o foco central de um trabalho. Ao propor “religião como objeto de ciência”, com ambos os termos sem artigo definido, nossa tese se estabelece por meio dessa relação semântica em que um termo aparece submetido a outro, enquanto âmbito (aberto) a partir do qual discutimos esta ideia de uma Ciência da Religião epistemologicamente autonomizada, indicando com isso a necessidade de se fazer uma tal proposição, qual seja, pensar esta autonomia epistemológica, num horizonte cientificamente válido e sem transigir este princípio. Noutros termos, nosso objeto de pesquisa é a própria disciplina Ciência da Religião, considerando a dificuldade de enfrentamento em relação à definição do conceito de “religião”, que por sua vez, é o objeto desta ciência. Trata-se, portanto, de um trabalho metateórico em que esta necessária tarefa deve ser o primeiro e decisivo passo na direção de sua autonomia epistemológica. E à pergunta “o que é religião?”, naturalmente, devem se seguir outras duas: por meio de que método próprio podemos conhecer o que determina um tal objeto e desenvolver uma teoria nessa direção? Metodologicamente, embora parta do ponto de vista “outsider/ético”, a tese busca uma via média não desconsiderando previamente postulados “insider/êmicos” dos sistemas religiosos. Se por um lado reconhece que tais reivindicações estão fora do alcance de abordagens factuais, por outro, defende que este aspecto “cinzento” do objeto religião, geralmente negligenciado ou descartado, não estaria, necessariamente, fora das fronteiras de um estudo cientificamente válido, desde que os termos de sua epistemologia sejam definidos de maneira a justificar esta condição científica. Renunciando a qualquer apelo fora do seu escopo científico, mas mantendo uma abertura para algo de que não se tenha conhecimento empírico, esta Ciência da Religião não pode ser tomada como o reverso de uma “moeda dogmática”, na medida em que adote o princípio norteador do “agnosticismo metodológico”, posto que não podemos previamente negá-lo (ateísmo, p. ex.) nem afirmá-lo (teísmo, p. ex.), assumindo tanto a falibilidade teórica em sua condição de provisoriedade quanto a epoché como medida de contenção de pressupostos enviesados.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Externo à Instituição - Matheus Oliva da Costa.
Externo à Instituição - STEVEN JOSEPH ENGLER