PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GLÍCIO FREIRE DE ANDRADE JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLÍCIO FREIRE DE ANDRADE JÚNIOR
DATA: 28/07/2020
LOCAL: meet.google.com/mgh-xeqi-wsi
TÍTULO: DO TORÉ AOS CULTOS PENTECOSTAIS: Limites e desafios do Universo Religioso dos Indígenas Tabajara da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Indígenas Tabajara. Cultura. Etnogênese. Pentecostalismo. Religiosidade.
RESUMO: A presente pesquisa busca investigar como e até que ponto a conversão dos indígenas Tabajara à fé cristã, sobretudo, por meio do contato com igrejas pentecostais, intervém na manutenção dos sinais diacríticos de sua tradição. Desde o final do século XIX, toda cultura, tradição e memória desse povo, sabidamente, foi negada, silenciada e oprimida, ocasionado uma diáspora, após suas terras serem expropriadas, fato esse que levou muitos indígenas a se refugiarem nas periferias das cidades circunvizinhas e, como forma de sobrevivência, muitos acabaram se convertendo à fé cristã pentecostal. Além disso, muitos tornaram-se cristãos por escolha pessoal. Recentemente, com o processo de etnogênese, que é a luta desse povo em busca de seu reconhecimento, questiona-se se o contato com tais igrejas compromete sua identidade religiosa, ou se se estabelece um novo paradigma de pertença religiosa na cultura desse povo. Daí, serão conceitos chaves de nossa pesquisa a ideia de transito religioso; identidade religiosa; múltipla pertença; e a própria ideia cultura. A relevância da religiosidade indígena Tabajara se concretiza quando percebe-se que ela constitui um elemento de suma importância para a construção da identidade étnica/cultural desse povo, no entanto, as pesquisas em torno da questão ainda são escassas. Citemos o trabalho pioneiro de Eliane Farias e Lusival Barcellos e o relatório de fundamentação antropológica de Fábio Mura, Estêvão Palitot e Amanda Marques, pesquisas fundamentais sobre o povo Tabajara da Paraíba e que serviram de base para esta pesquisa. A investigação terá o seguinte caminho metodológico: será feita uma pesquisa documental e uma revisão bibliográfica sobre a história dos indígenas Tabajara e, logo após, será empreendido o trabalho etnográfico, por meio da observação participante e de registros fílmicos e fotográficos. A partir dessa investigação, pretende-se verificar de que forma o pluralismo religioso contemporâneo pode interferir na definição e redefinição da identidade religiosa de uma sociedade; descrever os principais traços da identidade étnica/cultural e religiosa do povo Tabajara; apresentar o universo religioso Tabajara e analisar se o contato dos Tabajara com as igrejas pentecostais realmente leva à perda dos elementos de sua tradição ou faz surgir um novo paradigma de pertença religiosa.
Externo à Instituição - CARLOS ADRIANO FERREIRA DE LIMA
Interno - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI