PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO FONTES DE SOUZA TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO FONTES DE SOUZA TAVARES
DATA: 21/07/2020
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/jfi-onbo-qjf
TÍTULO: “NUMA CIDADE DE NOME NATAL, EXISTE UM POVO CHAMADO JUDEU” História, liturgia e ritos fúnebres judaicos em Natal
PALAVRAS-CHAVES: Centro Israelita do Rio Grande do Norte; Judaísmo; Liturgia; Palatnik;
PÁGINAS: 129
RESUMO: Na Natal do século XX, uma nova comunidade religiosa estava prestes a nascer com a vinda de uma família ucraniana fugida das opressões à sua etnia. Evadindo dos constantes pogroms que dizimavam a população judaica no leste europeu, os Palatnik rumam ao Novo Mundo sob as promessas de trabalho e terras para cultivo concedidas aos europeus como política econômica num país pós-escravidão e sobretudo a liberdade religiosa, tão cara a esses povos. Estabelecidos em Natal, e sob os preceitos da Lei em constituir uma kehilá e cumprirem seus ritos religiosos, mais judeus afluíam na cidade ao ponto de nela fundarem uma comunidade judaica, o Centro Israelita do Rio Grande do Norte. Fundado o CIRN, os judeus natalenses puderam praticar e viver conforme a sua fé, chegando a reivindicar no cemitério público da cidade um espaço para seguir seus ritos fúnebres. É partindo dessa presença judaica na capital potiguar que a presente tese propõe uma discussão histórica sobre esses judeus e seu estabelecimento em solo natalense, examinando sua religiosidade como guia para sua conduta comportamental – independente da localidade e época em que se encontrem – orientada pelos livros sagrados da Torá, Tanakh, Talmude e Sidur, principais fontes norteadoras desse modo de vida. A tese estabelece um exame dessas obras para aludir a influência delas no viver do judeu, problematizando-as historicamente e teoricamente, ressaltando os anacronismos existentes na construção desses livros sagrados como constituições nacionais e expondo as intencionalidades do corpo sacerdotal da reforma josiana (VII a.C.) ao estabelecer e estruturar teologicamente aquela linguagem simbólica ritual. Para isso, foi utilizada fontes históricas e a teoria deuteronomista, se valendo ainda de teóricos como Mircea Eliade e a sua teoria do sagrado e Arnould Van Gennepe, buscou-se fazer uma análise da linguagem ritual judaica como teatralização da narrativa mítica ancestral. Ao traçar essas discussões históricas e teóricas, foi estabelecido o modo de vida para o judeu, constatando que suas atividades rituais são adaptações míticas que sofreram e sofrem ressignificações com o tempo, e que embora tenha se consolidado uma comunidade judaica potiguar coesa e forte, ela teve suas atividades encerradas em 1968 pela ausência de judeus, já que os que compunham estava migrando para outras regiões do país, tendo o CIRN sido reaberto agora por judeus não mais judeus asquenazes, mas por um grupo de pessoas que se identificaram como judeus de origem sefarditas e que também estão ressignificando a liturgia judaica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1860344 - FERNANDA LEMOS
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Externo à Instituição - CAESAR SOBREIRA MALTA
Externo à Instituição - MARCOS SILVA