PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: WELLIDA KARLA BEZERRA ALVES VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLIDA KARLA BEZERRA ALVES VIEIRA
DATA: 20/11/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: A JUREMA SAGRADA E O DESAFIO NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação, Religião, Jurema, desmistificação, Prática Pedagógica.
PÁGINAS: 41
RESUMO: RESUMO: A proposta da pesquisa tem por objetivo geral tratar a atual situação da abordagem da Jurema, presente na cultura escolar do Estado da Paraíba; problematizando a resistência quanto à apresentação da mesma, como religião afro indígena, buscando a desmistificação da jurema e propondo formas temáticas de abordá-la na comunidade escolar através de recursos didáticos e técnicas de ensino em busca de uma educação significativa, reflexiva e libertadora. Será traçado um panorama do ensino religioso na Paraíba, atrelando-o ao reflexo histórico da imposição religiosa no Brasil; promovendo um resgate histórico da influência da cultura indígena da Paraíba e sua resistência religiosa através do estudo da Jurema Sagrada, mostrando traços marcantes da miscigenação cultural e sincretismo religioso; buscando assim, uma reflexão e desmistificação da mesma; traçando também meios didáticos para uma prática pedagógica do ensino da Jurema na comunidade escolar, utilizando-se de técnicas e estratégias de ensino que viabilizem um aprendizado significativo. Propomos uma apresentação da cultura religiosa da jurema em paralelo com autores da área desde os que destacam a cultura e história indígenas brasileiras como: Roger Bastide (1945), Figuereido (1976) , Darcy Ribeiro (1995) ,Neuhof (1942), Mello (2002) e outros mais específicos da temática tais como Vanderzande ( 1975), Assunção (2010), Salles (2010), Andrade (1983) , Mota (2007) ou ainda teóricos que nos trouxe a reflexão das Ciências das Religiões e o Ensino Religioso ligadas a outras áreas de conhecimento como: Durkheim (1989), Greschat (2005), Tomas Keityn, Passos ( 2006), Junqueira (2012), Guerriero (2006); não esquecendo referências a excelência e a educação significativa como Freire (1996), Ausubel(2002), Libâneo (1992) etc. E juntamente com essa revisão bibliográfica, utilizaremos metodologia de Pesquisa-ação que segundo David Tripp, é “É toda tentativa continuada, sistematicamente e empiricamente de aprimorar a prática”. Usando técnicas de aproximação qualitativa, dialética e antropológica; com instrumentos semi-estruturados de pesquisas, através do método da história oral, entrevistas, buscando experiências da atuação e vivência das pessoas que compunham as comunidades de terreiros. Para a ação em campo, iremos formular estratégias pedagógicas do conteúdo na prática escolar de crianças e adolescentes do ensino fundamental menor, as turmas escolhidas serão do 4º e 5º ano por acreditarmos que os mesmos já dispõem de uma maturidade e vivência maior necessários ao desenvolvimento da temática. Para esta prática iremos desenvolver uma sequência didática, contendo atividades didático – pedagógicas voltadas ao tema norteador, no caso a Jurema.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338313 - GLORIA DAS NEVES DUTRA ESCARIAO
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Externo à Instituição - SANDRO GUIMARAES DE SALLES
Externo à Instituição - WALDECI FERREIRA CHAGAS