PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THALISSON PINTO TRINDADE DE LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALISSON PINTO TRINDADE DE LACERDA
DATA: 13/11/2015
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: Formação de professores de Ensino Religioso na concepção de docentes do Curso de Graduação em Religiões da UFPB e técnicos da SEDEC-JP: relações e controvérsias na discussão curricular.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ensino Religioso escolar. Formação de professores. Discussão curricular. Concepção de técnicos da SEDEC. Concepção de docentes do CGCR da UFPB.
RESUMO: RESUMO O presente estudo investiga de maneira geral a formação de professores na discussão curricular a partir da concepção de docentes do CGCR e técnicos da SEDEC-JP. Amplia discussões sócio-históricas do ER a partir do referencial teórico-metodológico definida na pesquisa. Atualiza a discussão curricular da formação de professores em ER e analisa relações e controvérsias a partir das concepções dos docentes do CGCR da UFPB e dos técnicos da formação continuada em ER da SEDEC. Esta pesquisa se dar por carência em estudos e debates mais atuais na linha de Pesquisa Educação e Religião do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões – (PPGCR). Para tanto, surgiram três inquietações – questões problemas – que nos ajudaram a concluir esse estudo. O primeiro: qual a concepção de currículo e formação de professores para o ER de docentes que lecionam o CGCR e dos técnicos da formação continuada de professores de ER da SEDEC? O que discutem acerca do currículo? Investigamos e aprofundamos essa discussão nos capítulos dessa dissertação. No primeiro momento, ampliamos a discussão a partir dos aspectos sócio-históricos do ER no referencial teórico-metodológico – aproximação dialética. Atualizamos a discussão curricular da formação de professores em ER a partir da Resolução nº 2/2015 dentre outras. Para o desenvolvimento teórico-metodológico, utilizamos alguns autores como Brzezinski et al (2011); Escarião (2011a, 2011b) dentre outras interlocuções que ajudaram nesse processo. A pesquisa teve o caráter qualitativo. Construímos com os atores – docentes do Curso de Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba e com os técnicos da formação continuada em Ensino Religioso da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (SEDEC), diálogo e interlocuções que ajudaram a entender relações e controvérsias na discussão curricular.
Interno - 2478681 - DEYVE REDYSON MELO DOS SANTOS
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA