PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIONEL VIEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIONEL VIEIRA DA SILVA
DATA: 05/10/2016
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões - Centro de Educação
TÍTULO: Contribuições da Espiritualidade na Subjetividade Homossexual: um estudo sobre jovens gays na cidade de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade; Homossexualidade; Subjetividade; Religião.
RESUMO: Historicamente em nosso contexto ocidental, a sexualidade humana tem sido regulada por diferentes perspectivas científicas e religiosas, na qual a homossexualidade tem sido identificada por valores próximos ao cristianismo como algo “diferente” do comum. Essa estranheza é geradora de uma tensão subjetiva em homens e mulheres homossexuais, inclusive na forma de se relacionarem com a espiritualidade. O nosso objetivo principal é investigar as contribuições da espiritualidade na subjetividade de jovens homossexuais. Desse modo, a pesquisa segue dividida em três momentos: um panorama sobre a homossexualidade no contexto histórico ocidental, sobretudo na atualidade brasileira; análise das relações entre homossexualidade e espiritualidade; e as contribuições da espiritualidade na subjetividade de jovens universitários homossexuais. O presente estudo foi desenvolvido de maneira bibliográfica e através de uma pesquisa de campo de cunho fenomenológico.
Presidente - 1860344 - FERNANDA LEMOS
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA