PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HOMERO LEAL MONTENEGRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HOMERO LEAL MONTENEGRO
DATA: 28/11/2016
LOCAL: PPGCR/Centro de Educação
TÍTULO: YOGA SUTRA DE PATANJALI: PRÁTICAS DE SI, LIBERDADE E ESPIRITUALIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Yoga Clássico, Yoga Sutras, Ciências das Religiões
RESUMO: Esperamos que o leitor possa através desta pesquisa entender um pouco sobre a “modo de ver” do yoga, sistematizado por Patanjali nos Yoga Sutras. Por se tratar de um conteúdo muito amplo direcionaremos a nossa atenção a apenas um recorte de alguns conceitos chave do texto, com foco na relação entre as práticas do yoga e a atenuação das aflições mentais (kleshas), na visão do Yoga Clássico. Será com base em traduções para o inglês e português e usando como referência os comentários destes autores que iremos apresentar os conceitos mais importantes que caracterizam a escola conhecida como o Yoga Clássico, e o seu modelo do Yoga dos oito membros (Ashtanga Yoga). Analisaremos a sua relação com um sistema de (hatha) Yoga de origem do sul da Índia, conhecida por Ashtanga Vinyasa Yoga: Uma relação que não se limita aos seus nomes, ou na referência à Patanjali em ambas as tradições.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 2478681 - DEYVE REDYSON MELO DOS SANTOS