PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GORETE SANTOS JALES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GORETE SANTOS JALES DE MELO
DATA: 30/11/2016
LOCAL: Sala de Reuniões CE
TÍTULO: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO RELIGIOSO: análise da religiosidade do livro didático
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso; Livro didático; Conteúdo Programático
RESUMO: A seleção dos livros didáticos se constitui uma tarefa de extrema importância para o ensino-aprendizagem e deve se levar em conta a seriedade dos critérios para a escolha de seus conteúdos. Assim sendo, pretendemos colocar em evidência a utilização o livro didático como instrumento mediante o qual se transmite não só conteúdos teóricos, mas também ideologias, já que sua função não é apenas a sistematização do conhecimento formal. Deste modo, devido a importância do assunto, o objetivo deste estudo consiste em analisar os conteúdos das coleções dos livros didáticos de Ensino Religioso, utilizados pelas escolas de ensino fundamental I e II da rede municipal de João Pessoa/PB. Tomamos o livro didático de Ensino Religioso como objeto de estudo devido a sua importância no currículo escolar, uma vez que eles são uma das principais fontes de informação tanto para os estudantes, quanto para grande parte dos professores. Pretendemos verificar, inicialmente, se os conteúdos programáticos de tais materiais didáticos estão conforme os pressupostos pedagógicos referendados em alguns documentos, tais como: a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacional de Ensino Religioso e a Base Nacional Comum Curricular. Como referencial metodológico, por ser uma pesquisa que se caracteriza como documental e bibliográfica, utilizamos o método qualitativo com o emprego tanto da análise do discurso, que segundo Orlandi (2015), é uma prática utilizada no campo da filosofia e da linguística que analisa construções ideológicas presentes nos textos. Também utilizamos a análise do conteúdo, que “consiste em conjunto de procedimentos que auxiliam a descrever, de forma sistemática e propositiva, aspectos selecionados das formas simbólicas”. “[...] a análise de conteúdo consiste em um conjunto de procedimentos que auxiliam a descrever, de forma sistemática e “objetível”, aspectos selecionados das formas simbólicas” (NASCIMENTO, 2012, p. 113). Assim sendo, utilizamos a técnica como apoio para interpretar textos, personagens e ilustrações, visando desvendar o que está expresso nos conteúdos dos livros didáticos de Ensino Religioso. A necessidade de se trabalhar nos livros didáticos a diversidade religiosa existente no nosso cenário brasileiro, a partir dos que são apresentados nos documentos oficiais, reiteram a importância dessa diversidade estarem contempladas nos currículos das escolas públicas, bem como nos livros didáticos.
Presidente - 2478681 - DEYVE REDYSON MELO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2319557 - EDSON CARVALHO GUEDES