PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: ROMULO ANDERSON MATIAS FERREIRA

DISCENTE: ROMULO ANDERSON MATIAS FERREIRA
DATA: 26/07/2017
LOCAL: PPGCR- UFPB
TÍTULO: '"O senhor ora por mim?" A Capelânia Hospitalar como contribuição para o cuidado integral do paciente.
PALAVRAS-CHAVES: Capelânia Hospitalar Espiritualidade/religiosidade Cuidado integral.
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: Teologia Pastoral
RESUMO: A capelania hospitalar proporciona assistencia espiritual e religiosa a pessoa enferma no ambito das instituicoes hospitalares, contribuindo para o resgate de sentido, uma vez que a trajetoria de vida de uma pessoa enferma sofre uma paralisacao ocasionada pela dor, pelas limitacoes e ate por mutilacoes causadas pela doenca. Nesse sentido a capelania hospitalar, a qual constitui um campo da Teologia, contribui para a ampliacao do cuidado a pessoa enferma, no que concerne a sua religiosidade/espiritualidade, de maneira a buscar o reequilibrio da saude. Esta pesquisa objetivou dimensionar a contribuicao do servico de capelania hospitalar, no que tange a espiritualidade e, por conseguinte, avaliar a relevancia deste servico na atitude de enfrentamento religioso vivenciada pelo paciente com cancer. Utilizamos uma abordagem qualitativa, do tipo exploratoria e descritiva, empregando o metodo da historia oral em dez pacientes sob quimioterapia. Neste processo, depois de conduzidas as entrevistas, realizamos a transcricao integral e a textualizacao das falas, possibilitando a identificacao do tom vital de cada fala e dos nucleos de sentido, os quais estabelecem um fio condutor no significado comum das narrativas. Os nucleos de sentido identificados foram: a fe e o enfrentamento, habitos religiosos, as perdas e mudancas da rotina, dependencia e apoio, revisao de valores, o papel dos medicos e dos medicamentos e o papel da capelania hospitalar. As historias narradas apresentaram percursos de desafios, superacoes, culpas e esperanca, ampliando a compreensao dos processos vivenciados no tratamento de cancer, que se traduziram principalmente por incremento da fe e da religiosidade/espiritualidade dos colaboradores. O cancer reduz as esperancas do paciente, o que requer que a dimensao espiritual, como componente da integralidade do ser humano, receba os cuidados do ministro religioso, sendo isto um indicativo para o exercicio do apoio religioso/espiritual do paciente, o que corrobora para a promocao do cuidado integral. A capelania hospitalar se constitui, assim, num servico de assistencia espiritual e religiosa que, respeitando o credo religioso de cada pessoa, pode ser oferecido pelas instituicoes hospitalares, aliando-se aos outros saberes e acoes das ciencias da saude, para possibilitar o cuidado integral a pessoa enferma.
Presidente - 330354 - BERTA LUCIA PINHEIRO KLUPPEL
Interno - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO