PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA PENHA LIMA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA PENHA LIMA DA SILVA
DATA: 28/11/2017
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: OS EIXOS TEMÁTICOS DO ENSINO RELIGIOSO NOS LIVROS DIDÁTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Livro Didático de ER. PCNER. Eixos Temáticos. ER não confessional
RESUMO: O Ensino Religioso (ER) foi e ainda é um tema sensível da educação brasileira. Antes do Brasil se tornar laico, o ER não tinha perfil de disciplina escolar. A ausência de critérios para seleção de docentes e conteúdos, da disciplina mencionada, perdurou longos tempos. A minha experiência como professora de ER despertou o interesse em pesquisar os eixos temáticos nos livros didáticos de ER para entender se realmente ele expressa em seus textos e ilustrações: “Culturas e Tradições Religiosas”, “Escrituras Sagradas”, “Teologias”, “Ritos” e “Ethos”. Assim, neste trabalho, apresentaremos a importância da incorporação dos eixos temáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER) nos livros didáticos do ER na ótica das matrizes históricas e culturais da nossa diversidade religiosa. O método é bibliográfico. Utilizaremos a técnica qualitativa, onde será feito um estudo de Três Livros Didáticos da Coleção - revista e ampliada, da autora Maria Inês Carniato: “A Religião no Mundo”, 6º ano; “Expressões do Sagrado na Humanidade”; 7º ano; “Diversidade Religiosa no Mundo Atual”, 8º ano. Dividiremos a dissertação em três capítulos: no primeiro capítulo, descreveremos a situação do modelo catequético e do perfil do ER nos períodos históricos, também da proposta curricular dos eixos temáticos, já mencionados, que são utilizados para promoção do respeito a diversidade; no segundo capítulo, atentar-se-á para as principais características do perfil do livro didático e de seu importante papel como instrumento metodológico em sala de aula. Além disso, afiançaremos a contribuição das Ciências das Religiões para o ER não confessional; e, no último capítulo dissertado, será analisado os eixos temáticos do ER dos livros didáticos, já mencionados anteriormente.
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Externo ao Programa - 052.740.854-90 - DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO - PUC Goiás
Externo ao Programa - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA