PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Banca de DEFESA: ROBERTA TEODORICO FERREIRA DA SILVA

DISCENTE: ROBERTA TEODORICO FERREIRA DA SILVA
DATA: 19/10/2018
LOCAL: NEPPSS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas
TÍTULO: OS SENTIDOS DA PROTEÇÃO SOCIAL: um estudo a partir das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no município de João Pessoa/PB
PALAVRAS-CHAVES: Proteção Social. Programa Bolsa Família. Segurança de Renda. Política Pública.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Trabalho
RESUMO: A presente dissertacao tem por objetivo central problematizar os sentidos da protecao social a partir da percepcao das familias beneficiarias do Programa Bolsa Familia, no municipio de Joao Pessoa/PB. Este estudo partiu da hipotese de que nos Programas de Transferencia de Renda, em especial o Programa Bolsa Familia, a seguranca de renda e insuficiente para garantia da capacidade protetiva das familias, inclusive em termos da efetividade das condicionalidades impostas as familias. A presente pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida com utilizacao de dados secundarios, fornecidos pelo banco de dados da Pesquisa – Capacidade protetiva de familias beneficiarias no estado da Paraiba, desenvolvida pelo Nucleo de Estudos e Pesquisas no Ambito do Projeto Casadinho/Procad (2011-2016). Para esse estudo dissertativo, realizamos o recorte territorial do municipio de Joao Pessoa, definido como maior centro urbano do estado da Paraiba e por apresentar o maior numero de familias entrevistados (545) de acordo com a referida pesquisa. Assim, a abordagem metodologica se deu a partir dos seguintes indicadores: perfil dos entrevistados; relacao servicos e beneficios; percepcoes e sentidos de protecao social por parte dos entrevistados, destacando as formas com as quais se sentem protegidos. O perfil das familias e de pessoas que estao em situacao de pobreza, com vinculos precarios de trabalho e de informalidade, baixa escolaridade e sem condicoes de saida do ciclo da pobreza. Os resultam apontam, em primeiro lugar, a importancia do beneficio do PBF para as familias, como garantia de saida da extrema pobreza; por outro lado, nao ha uma cobertura dos servicos no territorio de moradia que garanta o acesso das familias e o cumprimento das condicionalidades, assim, apesar de ser um beneficio assistencial, e notoria a grande ausencia do acompanhamento das familias pela rede sociassistecial, pois a grande maioria dos entrevistados se quer recebeu uma visita tecnica operativa. Isto tambem pode ser demonstrado pelo grande desconhecimento por parte das familias da rede de servico sociassistencial. Contudo, o estudo se apresenta como elemento indispensavel, uma vez que pretende identificar elementos que possam contribuir no debate e fortalecimento das Politicas Publicas de Protecao Social na perspectiva de afirmacao do direito, de modo especial, na relacao protecao social nao contributiva e seguranca de renda.
Externo à Instituição - ALICE DIANEZZI GAMBARDELLA
Externo à Instituição - ANTONIA PICORNELL DE LUCAS